HEBREUS
PALAVRAS DE VIDA
Pastor Serafim Isidoro.
A CARTA AOS HEBREUS
"Havendo Deus outrora falado muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais através dos profetas, nestes últimos dias falou-nos pelo Filho a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser. Sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas".
Declaração sucinta, profunda e espiritual acerca do Senhor Jesus, então feita aos crentes judaicos, aqui denominados hebreus em referência a ancestrais os mais antigos daquele povo. Evocando assim o imenso tempo em que Deus lhes fizera promessas de futuras bênçãos, o escritor enfatiza assunto de alta relevância.
A carta aos hebreus teria sido escrita por volta do ano sessenta e quatro de nossa era, por autor desconhecido, sendo esta a melhor escrita em termos gramaticais do grego koinê, a linguagem popular do mundo helenístico.
Aprofunda-se – ou eleva-se – em declarações somente encontradas nos escritos do apóstolo Paulo. O escritor dessa carta certamente conviveu bastante tempo com aquele que fora enviado aos gentios, o que lhe ocasionou uma linguagem e um estilo diferente, porém coerente ao escopo da doutrina paulina. Em nenhum local das Antigas Escrituras fora dito o que aqui se encontra. Cristo, o Ungido, é o mistério de Deus. Paulo se diz Seu enviado, interprete e servidor – diakonos – aos gentios, aos não judeus.
Aqui, porém, o autor dirige-se justamente aos descendentes de Abrão, para falar-lhes acerca do Filho de Deus. Na realidade, Paulo escrevera que aquele mistério de Deus fora agora revelado pelo Espírito Santo aos Seus santos, e não somente a ele Paulo. Alguém aprendera desse apóstolo a linguagem espiritual doutrinária que estivera oculta durante séculos.
Uma das poderosas diferenças do cristianismo em relação às demais religiões é a revelação. O cristianismo apoia-se em revelações trazidas pelo Espírito Santo àqueles que Deus dantemão escolheu como arautos iniciais da boa nova. A ortodoxia judaica apoia-se nos escritos da Velha Aliança. O cristianismo, porém, diz coisas novas nunca textualmente registradas naquelas logias, revelando coisas de origem e autoridade autenticamente divinas, atestadas por milagres e em uma diversidade de dons atuados através do Espírito Santo.
O ensino desses novos apóstolos, que não são os originais primeiros doze, mas os enviados da Igreja – Paulo, Barnabé, Silas – trazem a revelação de Jesus como Filho de Deus, contrariando o que diziam os judeus de que Deus é Único. Referiam-se a realidade da existência somente do Pai. A doutrina da Trindade era então não somente não admitida como rechaçada pelo judaísmo.
No seu inicio, a carta aos hebreus revela a obra propiciatória e redentora efetuada por Jesus; Seu senhorio e a poderosa – diga-se estupenda – obra da criação do universo. É uma utopia a ciência tentar descobrir a origem de todos os mundos. Mas, se o conseguisse, descobriria por certo que o autor e consumador do universo é Jesus.
Só Jesus.
____________________________
O Pr. Th. D. Honoris Teologia, D. D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br
No Google: serafim isidoro textos