O TEMPO DE PLANEJAR CHEGOU

O TEMPO DE PLANEJAR CHEGOU

O ano está chegando ao seu final. É hora daquele velho e bom balanço da vida; mas como é difícil fazer balanço de vida! Fazer uma análise exige força mental e emocional, pois o relacionamento com as áreas de débito é algo desagradável; Ver aquilo que não conseguimos realizar, algo que esquecemos na caminhada, o detalhe que foi relegado a um segundo plano, que não foi observado, como se diz “ninguém tropeça em montanha”, o pequeno detalhe daquele grande plano foi esquecido.

É necessário fazer algumas perguntas, como: Como eu fui como esposo (a) durante esse ano? Fui um filho que honrei meus pais? O que eu fiz como funcionário durante esse ano? Fui um chefe que dignifiquei minha equipe de subordinados? Meus filhos estão felizes com o pai ou mãe que tem? Meu relacionamento com Deus foi mais ou menos intenso, durante esse ano?

Também tem aqueles objetivos alcançados, alvos conseguidos, essa é a melhor parte. Devem ser comemorados, festejado. Cada conquista, cada alvo atingido, cada meta alcançada deve ser celebrada e reconhecida como conquista.

Uma terceira etapa da análise, de um balanço de vida é montar planos para a próxima etapa, para o próximo ciclo da vida.

O que você tem planejado para esse próximo ano que está no seu limiar? É hora de parar e projetar os próximos trezentos e sessenta dias. Está na hora de refazer os planos para o novo ciclo de dias.

Uma das características do ser humano é a capacidade de empreender, de fazer plano. Deus nos criou com uma capacidade incrível de organizar mentalmente as metas. O livro do Gênesis 2.15 diz: “O Senhor colocou o homem no jardim do Éden para cuidar (administrar) e cultivá-lo”. Portanto o homem tem uma capacidade incrível de planejar.

Algo importante é que o homem tem a capacidade de planejar, mas a execução feita com sucesso necessita da mão de Deus. O Altíssimo tem a sua vontade e portanto deve-se conhecer e depender D’ele na execução dos planos de vida. O apóstolo Tiago, chamado, o irmão do Senhor nos diz algo importante: “Ouçam agora, vocês que dizem: hoje ou amanha iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro. Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã! Que é a vossa vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isso é aquilo”. (Tg 5.13-15).

O Altíssimo está no controle da vida. O homem não tem o controle absoluto da vida, da existência, portanto é hora de colocar os planos de vida pessoal, familiar, profissional nas mãos do Senhor.

Comece o ano entregado sua vida ao Senhor, respeitando, obedecendo e serás bem sucedido.