ORIGEM DOS ESPIRITOS

ORIGEM DOS ESPIRITOS

Tratando da origem dos espíritos na questão de número 80 do “Livro dos Espíritos”, Allan Kardec perguntou ao Guia Espiritual: “A criação dos espíritos é permanente ou verificou-se apenas na origem dos tempos?” – Resp.: É permanente, o que quer dizer que Deus Jamais cessou de criar.

A resposta vem elucidar uma questão muito primária que fazem leigos em espiritismo: “De onde provem tantos espíritos para reencarnarem constantemente na terra?” Ora, o Espiritismo é á única Religião que é Ciência e Filosofia ao mesmo tempo. É ciência não apenas porque permite a investigação mediúnica do mundo espiritual, através de uma metodologia cientifica própria fundamentada no livro dos Médiuns, mas porque é a única Religião que se encontra em perfeita consonância com o avanço da ciência formal. Citemos apenas como exemplo as descobertas da Paleontologia desde o século passado e a Lei Fundamental da Evolução Biológica de Carles Darwin (1809-1882), publicada em sua célebre obra “Sobre a Origem das Espécies por meio da seleção natural (1859)”.

Hoje é inconteste a confirmação Paleontológica da origem do homem a partir de um ramo dos primatas inferiores. A descoberta do homem de Java, do homem de Pequim, do homem de Cro-magnon, do Neanderthal e do Pitecantrophus erectus, forneceu sólida genealogia da origem do homem na Terra. Tornou-se inconteste que os homens atuais provêm de um ramo primitivo dos primatas inferiores, um tipo parecido com o gibão atual. De outro lado a teoria da evolução de Crarles Darwin, da origem das espécies, afirma: “Todas Espécies provêm umas das outras por seleção natural”. Esta teoria revolucionou o mundo cientifico da época e houve uma rejeição da massa humana, pois considerava-se uma ofensa afirmar-se que o homem era descendente dos macacos. Na verdade Darwin não quis afirmar que o homem provinha dos macacos, mas de um tronco primitivo dos primatas inferiores, os protoprimatas, que originaram os proto-antropóides. Isto é, um dos ramos dos primatas inferiores evoluiu dando origem aos antropoides, enquanto o outro permanecia estacionário, ou quase, já que se transformaria nos macacos atuais.

O Espiritismo não confirma apenas estas afirmações cientificas, já que suas afirmações datam de 1857, ano da publicação do “Livro dos Espíritos”, vai bem mais além, apresentando uma visão global da evolução. A paleontologia e a Biologia atuais se prendem apenas à evolução das formas orgânicas, isto é, aos corpos perecíveis, das habitações de carne, que um dia retornarão à terra. O Espiritismo confirma a evolução da forma orgânica e comprova ainda a evolução da parte imperecível do Ser, o Espírito. (Questão 115 do Livro dos Espíritos).

Diante das confirmações Espíritas caem por terra os escrúpulos do homem, já que, na verdade, não proviemos das formas inferiores dos animais. Nós mesmos, como espíritos muito atrasados, eramos, há milhares de anos, os próprios animais. É bom lembrar a Questão 611 do L.E. que afirma ser impossível ao Espírito humano encarnar em formas animais. Quer dizer que, aquela época, nossos espíritos não tinham o desenvolvimento de hoje, seus estados eram próprios dos animais, isto é, simples e ignorantes. Após algumas centenas de reencarnações (Q – 132 e 171 do L.E.) passamos (nosso Espírito) da fase irracional aos primitivos homens das cavernas, e destes aos modernos homens atuais, que ora trabalham em intricados problemas científicos e humanos, estudam e pregam o Evangelho e datilografam este texto.

Luís Pimentel

S. Luís-MA

Pq. Amazonas, Q-S, c/2

CEP.: 65.000

Pedro Prudêncio de Morais
Enviado por Pedro Prudêncio de Morais em 14/10/2011
Código do texto: T3276507
Classificação de conteúdo: seguro