O LEÃO...
PALAVRAS DE VIDA
Pastor Serafim Isidoro.
O LEÃO DE JUDÁ
Tive a felicidade de conviver com um evangelista mundial que tinha em seu escritório uma vasta coleção de águias, as mais diversas. Talvez por causa da nação de origem dele, por empolgação pela beleza dela, ou por considerar o vôo altivo daquela que é considerada a rainha das aves, ele se deleitava em colecionar esse símbolo. Em todo o passado da história, nações que pretenderam liderar, subjugar, dominar povos usaram o símbolo da águia. Seria o emblema da liberdade, do alto, do poderio, da pujança.
Entretanto, não é esta a interpretação ou o simbolismo maior empregue por Deus em Sua revelação ao homem, ao ser humano. Quando a Majestade nos quis falar do reinado, do domínio maior e do esplendor, usou um animal que não se eleva da terra, mas que reina entre os demais. A voz desse animal aterroriza céus e terra. Seu porte esbelto impõe o terror aos seus inimigos e ele é denominado o rei da selva.
No que tange ao relacionamento salvívico, o Senhor Jesus é tipificado em um cordeiro, animal dócil, meigo, submisso. É o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O grande perdoador dos nossos pecados; a propiciação – ilasmós – oferecida para morrer em lugar do pecador que se mostre arrependido. O cordeiro é o animal escolhido por Deus para os sacrifícios judaicos.
O leão, entretanto, tem a ver com o ataque, o domínio, a intimidação e a derrota da presa. Quando o Senhor nos fala através do estilete do evangelista Mateus diz-nos que aquele que não crê será condenado. Através de João nos é dito que quem não tem o Filho, a ira de Deus sobre esse permanece. Jesus é aquele – Leão – que há de vir e julgar os vivos e os mortos. Agora, Ele salva; então Ele julgará, condenará, destruirá, e lançará no lago que arde com fogo e enxofre. – Palavras das Escrituras.
No modernismo das religiões já não se fala mais acerca do justo juízo que será infringido pela divindade. Amoldaram o cristianismo a um bel-prazer de vida terrestre, relacionando-o não à cruz, mas ao cruzado (real), Mamom do que denominam benção de Deus. Das Escrituras, porém reluz a soberania do Cristo de Deus, Jesus, que tem o título Leão da Tribo de Judá, família judaica pela qual Ele veio ao mundo. Dizem essas escrituras: Eis que vem o grande e terrível dia do Senhor.
Só Jesus.
____________________________
O Pr. Th. D. Honoris Teologia, D. D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br
No Google: serafim isidoro textos