Para que serve mesmo o 190 ??
Para que serve mesmo o 190??
Há muitos e muitos dias não sei mais o que é ter uma noite de sono tranqüila nos finais de semana, já que é pra isso que existem esses períodos, descansar, se refazer para o retorno ao trabalho na semana seguinte. Mas depois que uma república de jovens se instalou ao lado de minha casa isso ficou impossível, em certas ocasiões se juntam dezenas de automóveis e quase uma centena de jovens, homens e mulheres, bebendo, dançando e gritando ao som de musicas em volume ensurdecedor.
Vejo jovens de todas as idades, aposto que muitos ainda menores de idade ingerindo bebidas alcoólicas e até quem sabe fazendo uso de drogas, pela empolgação apresentada. Pois bem, a principio pensei que fariam ali o chamado aquecimento, para depois irem para as baladas, deixando o local lá por meia noite ou uma hora da manhã, doce ilusão...
Outro dia olhei no relógio às seis e meia da manhã, o dia clareando e a gritaria no mesmo tom, o som da mesma altura, tudo igual. Resolvi recorrer então a quem de fato e de direito deveria manter pelo menos a ordem publica, já que o artigo 144 da nossa constituição federal é claríssima quanto a isso, digo “pelo menos” porque garantir a nossa segurança é praticamente impossível.
Peguei o telefone no meio da madrugada e busquei ajuda no 190, me atendeu uma senhora que me disse se chamar “cabo Jussara” relatei os fatos, solicitei encarecidamente que enviassem uma viatura até o local, para pelo menos controlar os ânimos da galera. Mas a resposta que recebi foi: “ O senhor tem que vir aqui, apresentar uma representação contra essas pessoas e ainda acompanhar a viatura até o local”...
Caros leitores, esse é o maior absurdo que eu poderia ouvir, eu ter que sair da minha casa no meio da madrugada, atravessar a cidade, correndo o risco de ser assaltado, para ir ao Distrito Policial e depois ainda me indispor com um bando de jovens bêbados ou quem sabe até drogados, ficando exposto a retaliações contra mim ou contra minha família, isso é totalmente fora de contexto, essa policial só poderia estar passando um trote em mim, uma brincadeira.
A preservação da ordem publica é dever do estado, está lá no artigo 144 da Constituição Federal, onde se lê também a ”incolumidade das pessoas” e se essa cidadã não sabe o que é isso eu vou traduzir, quer dizer “isenção de perigo” ou seja segurança. Afinal para que serve então esse serviço de 190 ?? Desativem isso de uma vez e deixem que as famílias de bem passem as noites em claro por conta de grupos de jovens irresponsáveis.
Se até aquele momento em que liguei, eu não tinha conseguido dormir devido à algazarra dos festeiros, dali em diante não fechei mais os olhos foi de indignação, diante do despreparo e da falta de sensibilidade de quem me atendeu.
Caros leitores, diante de tais situações, não podemos nos calar, nós cidadãos de bem, pagadores dos seus impostos, trabalhadores, precisamos nos manifestar diante de realidades iguais a essa, precisamos unir nossas vozes, fazermos isso chegar aos poderes constituídos para que possamos fazer da nossa cidade, de nosso país um lugar agradável para se viver, onde todos têm direito ao laser, mas respeitando os limites impostos pela legislação em vigor.
Espero providencias...
Adilson R Peppes.