Secretariando

Sou datilógrafa - é o novo! Fiz curso de datilografia, sim, e guardo, com orgulho, meu diploma até hoje. Pode parecer brincadeira, mas é preciso dizer que o tempo me fez secretária e a menção do Curso é apenas para simbolizar a necessidade que temos de evoluir, enquanto profissionais dinâmicas, essenciais em qualquer empresa, seja ela do porte que for.

Eu sei, todo mundo ri quando falo disso, mas é sério o assunto. Não desperdicei tempo com a datilografia. Na época, 1993, era uma das capacitações exigidas para o bom desempenho do nosso trabalho, assessorando executivos. Ainda não era secretária, mas estava a caminho.

Foi como estagiária do Banco do Nordeste, trabalhando com a Pollyanna, uma secretária excepcional, que descobri a tendência à profissão.

Assistindo ao trabalho dela, percebi o quanto eu precisava aprender, e busquei esse aprendizado. Vi, pelo seu exemplo, que eu tinha de ser dinâmica, ter jogo de cintura, resolver problemas e, o principal, agir com ética e discrição.

Estimulada por um amigo, decidi fazer o Técnico em Secretariado no Cetrede/UFC. Fiz parte da Turma XIX. Fui muito feliz na minha decisão. O Curso veio para reforçar o desejo em me profissionalizar na área. Em minha carteira profissional, na página de “Registro de Profissões Regulamentadas”, o registro datado de 15/10/01, Técnica em Secretariado, sob o nº 544/DRT-CE.

Ao longo desses anos assessorei executivos e “executivos”. E, devo dizer, cometi meus deslizes, mas agindo com responsabilidade, ética e amor pelo que faço. O aprendizado tem sido muito válido e tenho a consciência de que haverá sempre algo mais a aprender. Em nossa atuação o conhecimento tem de ser ampliado todos os dias. A profissionalização em secretariado acaba nos induzindo à outras formações, tornando-nos ainda mais capacitadas.

Declaro aqui a minha admiração a todos que exercem a profissão, incluindo também os nossos secretários, que enfrentam o desafio, antes predominantemente feminino.

Parabéns e muito sucesso, secretários e secretárias!

Maria Celça
Enviado por Maria Celça em 03/10/2011
Código do texto: T3254678
Classificação de conteúdo: seguro