A Vóz da Nação 

     Estamos assistindo neste episódio do aumento imoral, escandaloso dos parlamentares o que significa a pressão da sociedade e das entidades civis quando querem. Este é o regime democrático, onde todos se unem para reivindicar, protestar contra os políticos que usam do prestigio, do poder para usurpar a nação brasileira. Certamente, toda esta pressão inibirá que ocorra o efeito cascata como já era esperado se de fato o aumento não se concretizar. 

     A nação brasileira não é de meia dúzia de pessoas que através da legitimidade do voto dado para fiscalizar, contribuir na construção de um país melhor se acha no direito de, estando no poder usurpar-se dele. 

     Começamos a ver o recuo destes “lideres partidários” que por todo o ocorrido durante o governo anterior e a resposta negativa dada pela sociedade nas urnas, principalmente, anistiando os parlamentares dos mensalões e parte dos sanguessugas acreditaram que toda a sociedade é desonesta e concorda com a corrupção e a falta de ética. Não há duvidas que estes congressistas que apoiaram este aumento ficarão guardados na mente dos brasileiros. 

     Escrevi vários artigos desesperançado com a sociedade brasileira, agora escrevo este me redimindo e voltando a ter esperança no povo brasileiro. Uma coisa é certamente votar em um parlamentar ou mesmo candidato do executivo que não merece a confiança, no entanto, outra é fechar os olhos cegamente permitindo esta corrupção. 

     A pressão popular é que conduz o governante, tivemos muitos exemplos em nosso país em vários acontecimentos políticos de nossa história, como temos pelo mundo afora. Recentemente tivemos um fato como este nas eleições americanas, onde o povo tirou o poder de Bush. Hoje atua como um presidente figurante, aguardando apenas a eleição presidencial para sair, ou mudar radicalmente a política se quiser manter vivo politicamente. 

     Nenhum governo é forte quando se encontra isolado, ou governa através de mãos de ferro na atualidade. O episódio que está ocorrendo em relação aos parlamentares abriu uma nova perspectiva de esperança. A perspectiva que a sociedade elege, mas também tira. Outro fato também que está servindo é para os brasileiros percebem que nem todos os políticos são bandidos, pois aqueles que entraram com processos contra si proprios e a casa legislativa, são parlamentares ainda nos dão esperança de acreditar na política.

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 19/12/2006
Reeditado em 19/12/2006
Código do texto: T322685