notícia e publicidade

NOTÍCIA E PUBLICIDADE.

AO LONGO DA HISTÓRIA O HOMEM SENTE A VONTADE DE SE COMUNICAR. SENTE O DESEJO DE INTERAGIR, CRIAR, OPINAR E DEBATER. SOMOS ASSIM, JÁ NASCEMOS DOTADOS DE UMA INTELIGÊNCIA DIFERENTE DOS ANIMAIS. JÁ VIEMOS AO MUNDO CHEIO DE DÚVIDAS E PERGUNTAS.

E É ESSA CURIOSIDADE MÚTUA QUE FAZ COM QUE NÓS NOS DESENVOLVEMOS. NO DECORRER DA HISTÓRIA O HOMEM SEMPRE BUSCOU UMA MANEIRA DE SE COMUNICAR ENTRE SI. ALGUMAS TRIBOS NATIVAS SE COMUNICAVAM ATRAVÉS DE BATIDAS RITIMADAS EM TRONCOS. CADA NÚMERO DE BATIDAS SIGNIFICAVA ALGO, COM A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA, PASSA-SE A UTILIZAR OUTRAS MANEIRAS DE COMUNICAÇÃO. SENDO ELAS A CARTA, LIVROS, MAPAS, A CRIAÇÃO DE JORNAIS, TELÉGRAFOS, RÁDIO, TELEVISÃO; E POR FIM A MAIS REVOLUCIONÁRIA; A “INTERNET”.

UM CLARO EXEMPLO DA EFICÁCIA DE JORNAIS QUE PODEMOS UTILIZAR. É A FUGA DA FAMILIA REAL PARA O BRASIL. DOM JOÃO AINDA ESTAVA INDECISO SOBRE FUGIR OU FICAR. PORÉM UMA SIMPLES DECLARAÇÃO EM UM JORNAL FEZ ELE SE DECIDIR. NAPOLEÃO DEIXARA CLARA SUA INTENÇÃO EM UM JORNAL NA SEGUINTE FRASE:

“EM MENOS DE UMA SEMANA, PORTUGAL NÃO CONHECERÁ MAIS A DINASTIA DOS BRAGANÇA.” ISTO APENAS PROVA QUE A NOTÍCIA NOS INFLUENCIA. TANTO PARA O BEM COMO PARA O MAL.

AO LER ALGUNS LIVROS DE HISTÓRIA PODEMOS VER ANÚNCIOS DE VENDA DE ESCRAVOS. O QUE É ISTO? PURA PUBLICIDADE. ANÚNCIOS DE RECOMPENSA SOBRE ESCRAVOS FUJÕES. ESTAS ERAM AS FORMAS USADAS PARA A COMUNICAÇÃO. PORÉM A CADA EVOLUÇÃO QUE ACONTECE, NOS TORNAMOS DEPENDENTE DESTAS FONTES. TORNAMOS-NOS SERES SEM OPINIÃO, INFLUENCIADOS PELA MÍDIA.

QUANDO A ESTILISTA COCÔ CHANEL LANÇOU À MODA DA ROUPA CURTA E DE CORTES DE CABELO OUSADOS. AS MULHERES OUTRORAS TÃO CONSERVADORAS TROCARAM SUAS ROUPAS PESADAS, POR TRAJES LEVES E MARCANTES. OQUE É ISTO? A INFLUÊNCIA DITADA PELA PUBLICIDADE. SE A MÍDIA DITA UM PADRÃO DE MODA; NÃO DEMORA MUITO E TODA A SOCIEDADE ADERE A ESTES PADRÕES. SE A MÍDIA FALA QUE SER MAGRO É BONITO; IMEDIATAMENTE A SOCIEDADE ACHA UMA MANEIRA DE FICAR TÃO MAGRA COMO AS MODELOS DA TV. ISTO TUDO NÃO PASSA DE INFLUÊNCIAS.

CONCORDO PLENAMENTE QUE A TELEVISÃO E OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES SÃO DE GRANDE AJUDA. PORÉM DISCORDO DE COMO A MÍDIA SE VALE DE SUA INFLUÊNCIA PARA ESPLORAR AS PESSOAS. DISCORDO ATÉ MESMO DA FORMA EM QUE AS TRAGÉDIAS MUNDIAIS SÃO APRESENTADAS. UM CLARO EXEMPLO É A REVOLTA NA LÍBIA. QUANDO O POVO SE LEVANTOU PARA DERRUBAR UM DITADOR, QUANDO OUVE MORTE, TODOS OS NOTÍCIÁRIOS ESTAVÃO VOLTADOS PARA O ORIENTE. EXPLORARAM ESTA NOTÍCIA DA FORMA VARIADA. MAS, PORÉM NÃO DEVEMOS NOS ESQUECER QUE ESTES CONFLITOS ACONTECEM HÁ MILÊNIOS. NÃO APENAS NAQUELA SEMANA DE MORTES E ATENTADOS. OS CONFLITOS DO ORIENTE MANCHAM A HISTÓRIA A SÉCULOS NÃO A SEMANAS.

O POVO ESCUTA AS NOTÍCIAS NAQUELE PERÍODO E SE COMPADECE, SENTE DOR AO VER O SOFRIMENTO DAQUELAS PESSOAS, MAS QUANDO OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES CESSAM DFE RELATAR ESTES FATOS, OQUE ACONTECE? A SOCIEDADE DEPENDENTE E INGÊNUA PENSA QUE A REVOLTA ACABOU. AO PASSO QUE LA DO OUTRO LADO DO MUNDO VIDAS CONTINUAM SENDO TIRADAS. COM ESTE TIPO DE PUBLICIDADE E NÓTICIA QUE EU DISCORDO. TEMOS O DIREITO DE SABER AS COISAS, PORÉM DE UMA FORMA LIMPA E SEM DISTORÇÃO. PARA ISTO DEVEMOS SER UM EXPECTADOR CRÍTICO.

OQUE VEM SER EXPECTADOR CRÍTICO? É AQUELE QUE DISTINGUE O REAL DA FICÇÃO, É AQUELE QUE NÃO SE DEIXA ENGANAR, É AQUELE QUE PERGUNTA QUESTIONA E DEBATE. NÃO SE DEIXA LEVAR PELA MAIORIA E PELAS INFLUÊNCIAS, É AQUELE QUE DEFENDE E MANTÉM SUAS IDÉIAS E PRÍNCIPIOS, NÃO MUDANDO POR QUE A MÍDIA MANDA, MAS POR QUE EU ME SINTO BEM. ISTO É SER UM EXPECTADOR CRÍTICO.

“O HOMEM É BOM POR NATUREZA; É A SOCIEDADE QUE O CORROMPE”. (JEAN JACQUES ROSSEAU.)

FELIPE AQUINO
Enviado por FELIPE AQUINO em 16/09/2011
Código do texto: T3223387