A FORÇA DO AGRONEGÓCIO

Há muito tempo o agronegócio é um dos pilares da economia brasileira. Em nosso Estado esta é uma realidade ainda mais palpável. Mais especificamente, em Goianésia e região, a força dos negócios do campo é inegavelmente o sustentáculo do município. Mas quando falamos em agronegócio não estamos nos referindo apenas aos grandes, aos gigantes do ramo. É preciso reconhecer também a força dos pequenos produtores, aqueles que bravamente conseguem sobreviver em um mercado tão competitivo e cruel.

Em nossa cidade e município não tem sido diferente. Aqui é terra de gente trabalhadora e empreendedora. Não dá nem para contar quantos empregos e rendas são gerados exclusivamente pelos pequenos produtores. São criadores de gado, são cultivadores de hortaliças ou de pequenas roças de milho, arroz, feijão, entre outros. Mais do que emprego e renda, geram alimentos para a mesa da população.

É preciso reconhecer e valorizar o trabalho árduo e por vezes anônimo deste herói que é o pequeno produtor rural. Nem sempre conta com recursos para investir em tecnologia e inovação. Por ser pequeno não consegue financiar crédito para aumentar sua produção, mas aos trancos e barrancos, não deixa morrer a tradição e faz do seu limitado latifúndio, um espaço de gerar a sobrevivência digna de muitas famílias.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 12/09/2011
Código do texto: T3215191