O ALCOOLISMO


Se Deus soubesse que nós beberíamos cerveja, nos teria dado dois estômagos.
                        David Daye



Durante as últimas semanas tenho acompanhado pela midia o drama do ex-jogador Sócrates e a sua luta pela vida. Jogador excepcional começou a beber desde novo à época da Faculdade, pois é formado em medicina além de ser altamente inteligente e carismático. Notável jogador posicionou-se contra a Ditadura Militar.

Esta é uma doença altamente epidêmica que causa transtorno em cerca de 10% do povo brasileiro e hoje vem em crescimento constante entre o sexo feminino. No Brasil esta doença maldita que destrói lares com extrema facilidade, mata 30 mil pessoas ao ano. Sendo que assim como tabagismo, seu apelo é enorme, pois é adquirida em qualquer supermercado ou bar.

Alcoolismo é a dependência do individuo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. O uso constante descontrolado e progressivo  de bebida alcoólica pode  comprometer  seriamente o funcionamento  do organismo levando a consequências irreversíveis.

O dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria saúde e vida, acaba afetando a sua família, amigos e aos companheiros de trabalho. O álcool encontrado nas bebidas é o etanol, uma substancia resultante da fermentação de diversos elementos naturais. Quando ingerido, o etanol é digerido no estômago e absorvido pelo intestino, logicamente pela corrente sanguínea e vai ao cérebro.

Em longo prazo, o álcool prejudica todos os órgãos, em especial ao fígado, que é responsável pela destruição das substância tóxicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante a digestão. Dessa forma, havendo uma grande quantidade de álcool no sangue, o fígado sofre uma sobrecarga para fazer sua metabolização.


A pesar de ser aceito pela sociedade, o álcool oferece uma série de perigos, tanto para quem consome, quanto para quem está próximo. Grande número de acidentes de trânsito, arruaças, comportamento anti-social, violência doméstica, problemas de trabalho, são provenientes do excesso de álcool.

Se  você sentir que  a bebida é um problema,  é importante ir ao médico ou outro profissional da área  de saúde para discutir suas respostas. Eles podem ajudar a determinar se você tem ou não um problema com a bebida podendo com propriedade orientar  a melhor atitude  a ser tomada.

Hoje existe medicação que auxilia no tratamento desta doença que tanto mal faz aos brasileiros e grupos de terapia que são os Alcoólicos Anônimos que funcionam em diversos lugares e prestam inestimável ajuda aos que são necessitados.


O primeiro copo é bom para a saúde; o segundo é bom para o prazer; o terceiro é bom para a vergonha e o quarto é bom para a loucura.
                                  Anasarca

             

Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 12/09/2011
Código do texto: T3214596
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.