A FESTA DA LITERATURA - PASSO FUNDO, RS

Passo Fundo foi uma festa, durante a semana de 22/26 de agosto passado. Milhares de pessoas confraternizaram, no ano da comemoração dos trinta anos de Jornadas Literárias. A 14ª Jornada Nacional de Literatura, que homenageou o saudoso escritor Josué Guimarães (autor dos memoráveis Camilo Mortágua, A Ferro e Fogo, etc.), teve como tema geral Leitura entre nós: redes, linguagens e mídias. E, ao longo da semana, muitos autores e personalidades das letras compareceram, estabelecendo uma relação produtiva com a platéia, a multidão de pessoas que ocupavam o circo montado no alto do campus da Universidade de Passo Fundo. Os debates giraram principalmente em torno de convergências e divergências entre leitura, literatura e a modernidade, com os seus novos parâmetros de tecnologia. Várias apresentações artísticas alegraram os participantes, entre as quais a de Elisa Lucinda, que conquistou os jovens.

Se, sob a lona do circo, apresentaram-se nomes como a filósofa Marcia Tiburi, o jornalista Edney Silvestre, o escritor português Gonçalo Tavares, a jovem autora Tatiana Salem Levy, o poeta Affonso Romano de Sant’Anna,o papa da cibercultura Pierre Lévy, os argentinos Alberto Manguel e Beatriz Sarlo, em dependências da Universidade, na parte da manhã, foram oferecidos vários seminários, entre os quais o 3º Encontro Estadual de Escritores Gaúchos, que debateu temas como o autor e a cidade, oficinas de literatura, saraus, performances literárias e culminou com a apresentação do documentário – recém-concluído – A Jornada de Josué.

A Jornada Literária contou com três animadores, os escritores Ignácio de Loyola Brandão, Alcione Araújo e Luciana Savaget, que distraíram a platéia com deliciosos comentários e histórias. O campus foi invadido, também, pela presença de milhares de crianças que fizeram parte da Jornadinha, uma atividade que tem feito crescer o índice de leitura na cidade, atualmente o melhor do Brasil (6,5 livros per capita /ano).

A noite de sexta-feira, 26 de agosto, marcou o encerramento da 14ª Jornada com o discurso emocionado da doutora Tania Rösing, idealizadora e realizadora das Jornadas ao longo de trinta anos. E com a sua promessa de que continuará à frente do evento, com data marcada para o próximo ano ímpar, 2013.