PROFESSOR PAULINO, EXEMPLO DE GRANDEZA E SIMPLICIDADE!

Antes de sair para a minha caminhada habitual, deparei-me com o artigo escrito pelo professor Paulino, publicado no Jornal da Cidade, em 08.02.2011, na coluna Opinião. Uma peça importante que fala sobre o intelectual sergipano JOSÉ CALAZANS.

Há muito conheço o Professor Paulino, pois a Universidade permite-nos conhecer a trajetória dos professores, mormente daqueles que se destacam pela personalidade, modo de ensinar, conhecimentos, convicções e ilibada conduta.

Durante a caminhada diversos pensamentos povoaram minha mente tendo como ponto central a trajetória do professor Paulino. Por mais de 45 minutos relembrei passagens importantes da vida desse homem que nasceu de família pobre, em Cachoeira de Taépe, no município de Surubim, em Pernambuco. Em minha mente passava o filme de sua vida narrado em seu livro “Itinerários de Libertação”, lançado em 20.12.2002, numa noite cultural, em que artistas da terra, além da Banda de Pífaro de Caruaru, homenagearam o professor.

Continuo a caminhar e revivo momentos narrados pelo professor José Paulino sobre a sua vida em Cachoeira de Taépe, sobre o seu tempo de criança, os banhos nos tanques, o cantar dos pássaros, os ovos das galinhas marcados diariamente pela senhora sua mãe, a labuta de seu pai para educar os filhos. Minha mente prossegue e vai folheando o livro que li por completo no dia seguinte ao lançamento. Sua partida para o seminário aos doze anos. A despedida da casa onde nasceu. A dor, o sofrimento de ter que se separar de seus pais, irmãos e de todos que faziam parte de sua vida. A chegada como menino do mato ao desconhecido mundo da cidade. As cinzentas e altas paredes do Seminário com a austeridade dos frades de vestes longas e escuras que o amedrontavam. O desafio do convívio com o novo, muito diferente de sua vida modesta e feliz no mato.

Começo a lembrar também suas histórias e passagens na Universidade. Sua primeira apresentação ao então Reitor; a forma de compreender a juventude; a postura de educador responsável e progressista; seus posicionamentos educados, mas firmes e corajosos nos momentos difíceis, principalmente quando do regime de exceção, ao contrário de tantos que se renderam aos cargos e aconchegos.

Relembro que ocupou várias Pró-reitorias, chegando a conquistar por mérito e competência a Vice-Reitoria, em eleição da qual participaram todos os segmentos da UFS.

As injunções políticas, que tornaram o professor aposentado inelegível, o impediram de ser Reitor e de oferecer à Universidade Federal de Sergipe e ao povo sergipano seu trabalho como administrador maior e mais uma prova inconteste de seu valor.

Para mim, Professor Paulino é realmente um ser especial. Admiro a sua vida

O seu exemplo vai me mostrando o quanto vale a vida quando é vivida com simplicidade, fé, serenidade, respeito aos princípios morais e amor ao próximo.

PROFESSOR PAULINO É UM EXEMPLO DE GRANDEZA NA FORMA SIMPLES DE SER!