O MENSAGEIRO - UNIVERSIDADE/OLHAR DE MARIA
O MENSAGEIRO
ÓRGÃO DO CENTRO ESPÍRITA OLHAR DE MARIA
Setembro/1980
UNIVERSIDADE/”OLHAR DE MARIA”
A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO e o CENTRO ESPÍRITA “OLHAR DE MARIA” assinaram um Convênio para implantação de um Projeto no Bairro da Liberdade ou Brasília do Matadouro.
Trata-se de um Projeto de Ação Comunitária de iniciativa de um grupo de alunos da Área de Ciência da Saúde, o qual recebeu o apoio da Universidade Federal do Maranhão através da PREXAE/DAE, e foi encaminhado ao Ministério da Educação e Cultura – MEC, que aprovou recursos necessários para a implantação do Projeto.
Com os referidos recursos está sendo adquirido todo o equipamento odontológico necessário, além do material de consumo para manutenção do Projeto.
Este Projeto pretende desenvolver um trabalho junto à comunidade carente de Brasília do Matadouro (área palafitada), proporcionando a esta comunidade, assistência médico-sanitária e social com os fins de:
• Elevar o nível de saúde dessa população;
• Proporcionar campo de investigação epidemiológico;
• Elaborar e desenvolver programas específicos de acordo com as necessidades prioritárias (gestantes e programas pediátricos etc.)
• Promover palestras de caráter educativo, médico-sanitária, dos conhecimentos básicos, melhorando o nível da população no que tange a profilaxia das doenças de maior incidência;
• Proporcionar atividades de lazer especificamente a crianças nas faixas pré-escolar e escolar;
• Coligir dados estatísticos e sistematizar a tabulação dos mesmos.
Considerando que o Centro Espírita “Olhar de Maria” instituição localizada naquela área, e que já vem desenvolvendo um trabalho nessa mesma linha de ação, é que a Universidade Federal do Maranhão propôs firmar um Convênio com este Centro com a finalidade de somar esforços instalando o Projeto de Ação comunitária com o fim de melhor prestar assistência àquela comunidade.
Para instalação de novos equipamentos, vem sendo feita uma grande reforma no prédio-sede do Olhar de Maria, e nos termos do Convênio, o “Olhar de Maria” é o responsável pelos fornecimentos do material de construção necessário às obras de adaptação, e a Universidade é responsável pelo pessoal das obras.
Em face desse empreendimento, um grupo de colaboradores do “Olhar de Maria” financiou a publicação do livro “MINHA VIDA, MEU DIÁRIO”, com o objetivo de angariar recursos à cobertura das despesas com as obras; mas tomaram uma proporção, que a renda dos quinhentos exemplares publicados está muito aquém das necessidades para a implantação do Projeto.
Neste ensejo, lembramos que o “Olhar de Maria”, mantem outras atividades sociais: Clube de Trabalho de Crocheteiras, Cursos de Marceneiros (fabricação de brinquedos), convite alunos menores, ambos em convênio com a LBA, Cursos Profissionalizantes – Eletricista, Mestre de Obras, Encanador, periodicamente, em convênio com o SENAI E LBA, Curso de Patchwork, confecção de shortes, tapetes, toalhas, travesseiros: Escola Infanto-Juvenil, desde 5 anos, aos domingos, com merenda e recreação; Jornalzinho “O MENSAGEIRO”. Evangélico e educativo; Livraria; Biblioteca; Assistência médico-dentária uma vez por semana; e as atividades do Espiritismo Cristão.
Nesta oportunidade o “Olhar de Maria” pede às pessoas solidárias a essas atividades sociais uma pequena doação, que poderá ser depositado no Banco COMIND, na Rua Joaquim Távora, 841, na conta do Centro Espírita “Olhar de Maria” ou adquirir um Livro – “Minha Vida, Meu Diário”.
Reitor: Prof. José Maria Cabral Marques
1979/1988
Pedro Prudêncio de Morais
Presidente do Centro Espírita “Olhar de Maria”