Clan Anstruther
Crest: Dois braços de armadura segurando um machado com ambas as mãos
Lema: Periissem ni periissem
Região Lowlands
Distrito Pífaro
Clan Anstruther é um clã escocês de Anstruther em Fife, no leste da Escócia.
História
Origem do nome
A partir da cidade de Anstruther, que foi adotado como um nome familiar.
Origens do Clan
Alexandre I da Escócia concedido as terras de Anstruther para William de Candela no início do século 12. Há uma série de origens sugeridas para William, mas pesquisa aponta para os normandos na Itália. Sabe-se que William I da Inglaterra procurou ajuda de William, Conde de Candela, que enviou o seu filho. É provável que esse filho era William de Candela, que recebeu a concessão de terras de Alexander.
William, filho de Candela, também William, era um benfeitor para os monges de Balmerino Abbey. O lugar é agora ocupado pelo Museu de Pesca Scottish em Anstruther e foi um presente de William. A próxima geração da família, Henry, não mais com estilo próprio, de Candela, que está sendo descrito como "Henricus de Aynstrother dominus ejusdem" em uma carta confirmando doações de terras para Balmerino Abbey.
Henry Anstruther acompanhada Lois IX ao cruzadas e jurou fidelidade ao rei Edward I da Inglaterra em 1292 e novamente em 1296.
Século 16
Em 1483, Andrew Anstruther de Anstruther confirmou o direito a um baronato e lutou contra os Ingleses na Batalha de Campo Flodden em 1513 durante a Guerra Anglo-Escocês.
Seu segundo filho, David, lutou na Batalha de Pavia em 1520 no serviço de Francisco I da França no francês Scots Regiment. Esta linha terminou com a morte do último barão d'Anstrude em 1928.
André tatara-tatara-neto, Sir James Anstruther foi escolhido como um companheiro para o jovem James VI da Escócia.
Século 17 e Guerra Civil
William, o filho mais velho de Sir James Anstruther, acompanhado Sir James de Londres após a União das Coroas, em 1603, onde foi feito um Cavaleiro da Ordem do Banho. O segundo filho de Sir James, Sir Robert, serviu como diplomata para ambos James I e Charles I.
Sir Phillip Anstruther, o segundo filho de Sir Robert, levou o Clã e lutou como monarquistas durante a guerra civil, e recebeu Charles II no Castelo Dreel após sua coroação em Scone em 1651. Phillip Anstruther mais tarde foi feito prisioneiro após a Batalha de Worcester em 1651. Ele foi excluído da Lei de Cromwell da Graça e suas propriedades foram confiscadas. Eles foram restaurados apos a restauração da monarquia por Charles II.
Castelos
Do chefe permanece em Balcaskie. Airdrie Casa e Newark Castle, em Fife, também pertencem aos Anstruthers.
Lema: Periissem ni periissem (I teria perecido se não tivesse persistido)