O Ser Humano Sustentável
O ser humano sustentável deveria ser generoso, viver para si e os demais, os que estão aqui e os que virão. O sentimento de generosidade é de fundamental importância para a vida. Ele começa no aprendizado e deságua na docência, porque ninguém pode dar o que não tem, ensinar o que não sabe. Ser generoso é ser humano, desprendido, útil. É sentir o vínculo superior que a todos deveria unir; experimentar a realidade do que o cerca. Ser um e o mundo inteiro.
O egoísmo contrapõe-se à generosidade e é expressão de um materialismo que permeia toda a cultura e se esconde sob o manto de um pseudo – progresso, justificado por teorias econômicas retrógradas onde tudo é permitido na busca do lucro e riqueza em nome da satisfação ou prazer de consumidores insaciáveis.
Equivocados conceitos têm norteado a vida do ser humano tornando-o frio, materialista, calculista. Esse egoísmo sufocante deverá ser combatido e substituído pelo desprendimento, condição das almas generosas.Ele é sinônimo de materialismo, cobiça, busca exclusiva de prazeres.Leva à insensibilidade e a uma sede infindável por riqueza e poder. O egoísta, para consumar seus objetivos, não titubeia em destruir a Natureza ou os outros seres humanos.
Nesta vida tudo tem seu tempo; se não realizarmos o que deveríamos, ele passa a pertencer a um passado que não poderá ser recuperado. A lição se reitera e determinará sua estreiteza ou amplidão.
Se este é o tempo de combater o egoísmo que persiste , deveremos fazê-lo , deixando de ter atitudes egoístas, separatistas, transformando este amor desmedido às riquezas e prazeres no desprendimento, virtude que liberta da escravidão imposta por tal defeito.
Partidos políticos, correntes ideológicas e religiões são divisionistas. Homens desunidos são domináveis; esse é o grande segredo dos déspotas, ditadores, impostores, escravizadores: manter a humanidade desunida para dominá-la.
Os homens devem estar unidos pelo sentimento e o conhecimento, o coração e a razão. E dizer não aos predicadores, aos fariseus que em sua louca ambição pretendem impor pensamentos, idéias e padrão de comportamento que beneficiem suas ânsias de poder.
Deus está em todos os corações e não é privilégio desta ou daquela religião, e nem aquele negado por ateus e agnósticos, por não ser mais que o amor que em tudo está impregnado: no filho, no pai, no sol, na Natureza eloqüente que está sempre a segredar atividade, paciência, vida e inteligência.
O ser humano sustentável defende a humanidade, pois com o homem tudo se confunde, por ser ele o mesmo Deus que traz em seu coração, e como já dito reiteradas vezes, a medida de todas as coisas.
Sustentabilidade tem a ver com permanência, evolução, educação.
O sustentável é o eterno, o durável, o permanente.
Nagib Anderáos Neto
www.nagibanderaos.com.br