RESPOSTA A UM CONSULENTE
PALAVRAS DE VIDA
Pastor Serafim Isidoro.
RESPOSTA A UM CONSULENTE
As provas da existência dos hominídeos, seres que existiram em uma época pré-adâmica, apesar de não terem registros bíblicos, são hoje incontestáveis ante os diversos meios científicos existentes. Atestam a existência de Deus que sendo eterno já produziu, por certo, muitas outras histórias das quais Ele não nos dá ciência escrituristica.
Se considerarmos a eternidade como representada por um circulo sem principio e sem fim, e entendermos que após esta etapa do tempo haverá novos céus e nova terra, isto é, vida, história e universo continuarão, então poderemos admitir um eterno passado e um eterno futuro, ou seja, a dita eternidade.
No passado de nossos dias, muito têm digladiado acerca deste assunto, a ciência e a religião. Afirmavam os teólogos que a Bíblia e somente ela relata a história dos primórdios do mundo e do universo. Também afirmavam nunca haver existido qualquer ser humano, ou congênere, antecedente ao ano quatro mil e quatro antes de Cristo, calculados pelos judeus como sendo o ano da fundação do planeta e da história.
O arrogar para si verdade incontestável, sempre foi tendência humana, seja da ciência ou da religião. O biblicamente chamado tempo do fim chegou trazendo-nos achados, descobertas, aparelhagens e instrumentos nunca antes sonhados. A vertiginosa marcha dos eventos pode hoje ser comparada de maneira equitativa aos dias da construção histórica da torre na cidade Babel, onde Deus declarara que: "Agora eles não terão mais limites". Consideraríamos a moderna Babel como sendo hoje o Cabo Canaveral, donde se pretende descobrir os segredos do universo.
Ciência é o fato comprovado; religião é revelação, seja escrita ou comunicada verbalmente. Se o problema discutido nesta área fosse somente do ser humano, talvez pudesse ser mais bem compreendido. Entretanto, existem os fosseis e os vestígios de animais descomunais que em eras ígneas, sem dúvida, habitaram a terra. Não é somente o homem pré-adâmico, e não há como fecharem-se os olhos diante de realidades tão palpáveis.
A antiga teologia não podia antever fenômenos, hoje tão corriqueiros, como o microscópio, o telescópio, a televisão a cores, as transmissões simultâneas, os transplantes de uma diversidade de órgãos humanos; o genoma, a acelerada corrida das descobertas nas áreas da medicina, da botânica, dos raios-x, da eletrônica e outras tantas como as inseminações artificiais.
Dinossauros, ET´s, ou quaisquer outros fenômenos não mais nos assustam porque, teólogos modernos que somos, passamos a entender o fato de que a Bíblia trata dos problemas espirituais, principalmente o da salvação eterna do ser humano. Nossa história teve o seu estabelecimento aqui na época de Adão, o protótipo da raça humana inteligente, falante e consciente. Os fósseis, as pinturas rupestres, os hominídeos, são uma historia apenas entre as muitas da eternidade passada, das quais Deus não nos fala. A ciência, porém, hoje pesquisa e descobre. A ciência conduz ao conhecimento humano e secular, enquanto a teologia é o estudo sobre Deus, visando a salvação do homem.
Então, meu prezado consulente, a história que diz respeito à vida espiritual é iniciada em Adão. Ciência e religião, para usarmos uma parábola moderna, são como os dois trilhos da ferrovia: ambas conduzem a locomotiva da vida e temos necessidade delas. Não precisam de digladiarem-se.
Só Jesus.
___________________________
O Pr. Th. D. Honoris Teologia, D. D. Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê das Escrituras: serafimprdr@ig.com.br
No Google: serafim Isidoro textos