O Mundo Esta Ficando Sem Água Potavel.
O diretor dos Objetivos do Milênio das Nações Unidas, Jeffrey Sachs, afirmou, em uma conferência em Nova Delhi, Índia, que a água potável do mundo está acabando.
A agricultura consome cerca de 70% da água disponível no planeta.
Segundo a ONU 2,7 bilhões podem ficar sem agua em 2025.
A má notícia é que um terço da população mundial, cerca de 2 bilhões de pessoas, já está quase sem água.
A principal culpada é a agricultura, que consome cerca de três mil litros de água para cultivar o suficiente para uma pessoa por dia.
E a demanda por água cresce à medida que a população também cresce e come mais, particularmente carne. Criar gado requer mais água do que produzir safras.
A avaliação dos especialistas sugere que até o ano de 2050 a agricultura consumirá o dobro da água que consome hoje.
O consumo doméstico, que hoje é responsável por uma pequena porção do consumo total, cresce rapidamente.
E o aquecimento global não melhora a situação.
Em 2050, seremos nove bilhões de pessoas e o salário médio será quatro vezes maior do que o atual.
A Índia e a China só puderam alimentar suas populações até agora, mas utilizam a água de forma não sustentável. Isso não é mais possível, Jeffrey Sachs.
Desde a revolução verde asiática em 1960, a área de plantação irrigada triplicou. Muitas partes do continente asiático já atingiram seu limite de utilização de água potável.
Os rios Ganges, na Índia, e Amarelo, na China, não podem mais agüentar a demanda.
É irônico que em um planeta formado por 70% de água, as pessoas não tenham uma quantidade suficiente de água limpa e potável para beber. Porém, a água potável na Terra constitui apenas 3% da fonte. E menos de 1% está completamente disponível. O restante está em forma de gelo, como em icebergs, geleiras e capas de neve. Isso significa que todos os rios, riachos, lagos, aqüíferos e lençóis freáticos que devem sustentar 6 bilhões de pessoas na Terra formam menos de 1% da quantidade total de água do planeta.
Vivemos uma falsa realidade de abundância, esbanjamos água lavando carros e calçadas, em torneiras mal fechadas e vazamentos, com torneiras e chuveiros abertos sem interrupção durante o banho e escovação; enquanto isso, falta água potável e limpa para mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo e mais de 2,5 bilhões não têm acesso a um saneamento adequado.
Em pequenos vilarejos como Rajasthan, região rural da Índia, uma mulher caminha, em média, 14.000 km por ano só para ir buscar água.
Já as mulheres urbanas não adam tanto, mas enfrentam longas filas em pé por horas, para coletar água de torneiras públicas.
Em Israel, há poucos quilometros de bairros de luxo com piscinas, pessoas vivem com quase nenhuma água potável ou saneamento.
Quem já ouviu falar no Aqüífero Guarani? Com certeza poucas pessoas.
O Aqüífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea do mundo estende-se pelo Paraguai, Uruguai, Argentina e 71% no Brasil.
Isso nos faz perceber que se não economizarmos nossa água de maneira correta, iremos trazer as guerras pra bem perto de nós.
Os EUA já montaram base no aqüífero prevendo exatamente a luta por água potável que estar por vir.
Nove países dividem cerca de 60% das fontes renováveis de água doce do mundo.
São em ordem de quantidade hídrica:
Brasil (6.220 bilhões de m3).
Rússia (4.059 bilhões de m3).
Estados Unidos (3.760 bilhões de m3).
Canadá (3.290 bilhões de m3).
China (2.800 bilhões de m3).
Indonésia (2.530 bilhões de m3).
Índia (1.850 bilhões de m3).
Colômbia (1.200 bilhões de m3).
Peru (1.100 bilhões de m3).
Em seguida, vêm os quinze países da União Européia: 1.171 bilhões de m3.
De outro lado, existem países em situação muito precária como:
Kuwait e Bahrain (quase sem recursos).
Malta, Gaza, Emirados Árabes, Líbia, Singapura, Jordânia, Israel e Chipre.
Os grandes consumidores de água (somando todos seus usos) em km3 ao ano são: Índia (552), China (500), Estados Unidos (467), União Européia (245), Paquistão (242) e Rússia (136).
A nossa sobrevivência na Terra está ameaçada.
Sem alimento, o ser humano resiste até 40 dias; sem água, morre em 3 dias. Somos água! Mas, enquanto a população se multiplica e a poluição recrudesce, as fontes de água desaparecem.
Já foi provado cientificamente que num futuro próximo ocorrerão guerras por causa da falta de água para consumo.
Por Valentim Eccel
Fonte Internet: