Se O Capital Humano é tão Valorizado Por Que a Imbecilidade Floresce nas Empresas?

Este é o assunto do livro do professor Robert Sutton da Universidade Stanford nos Estados Unidos, lançado em fevereiro no mercado americano com o titulo “A regra de não aceitar babacas”, e lançado no Brasil há dois meses atrás com o titulo “Chega de babaquice”, pela editora Campus, conforme entrevista do autor para Revista Época de 14/05/2007.

Todos nós com raras exceções já nos deparamos com um chefe, um gerente ou um diretor imbecil, ou “babaca” como menciona Robert Sutton, fazendo ou exercendo a imbecilidade empresarial.

Conforme narrado pela editora do artigo Maria Laura Neves, o livro de Sutton é direto em afirmar que esses imbecis ou “babacas” brutais e egocêntricos custam caro às empresas, diminuem a capacidade das equipes de inovar, não sabem manter os talentos, criam situações de assédio moral com processos milionários contra as empresas.

Define também o que é exatamente um “babaca” ou imbecil; é aquela pessoa que grita, humilha os subordinados, nunca está satisfeito, os funcionários estão sempre errados e faz isso na frente dos outros, faz com que as pessoas se sintam oprimidas e desestimuladas; exercitam a crueldade e normalmente tem o poder nas mãos.

Por serem estúpidos e grosseiros com as pessoas passam a imagem de que são competentes, mas na realidade são ruins para as empresas e fazem mal aos outros, a eles próprios e ao negócio. As pessoas se estressam, ficam deprimidas, doentes, deixam de ter idéias, de inovar e usar a criatividade.

Mas, por que os imbecis são tolerados nas empresas? Porque as empresas só pensam no resultado financeiro imediato, estimulando ainda mais o comportamento e o ego do imbecil, ou “babaca” mencionado no livro de Sutton.

Se voltarmos aos anos 70, “líder” era aquele que ia à frente, gritando puxando a turma, era como aqueles sargentos dos filmes, treinando recrutas, gritando, humilhando e os soldados tendo que responder “sim senhor”; e os entendidos da época chamados Relações Industriais, hoje Recursos Humanos, também entraram nessa de que “líder” era feitor e usavam até essa terminologia dentro das fábricas.

Isto ficou tão impregnado na mente dos empresários, psicólogos e palestrante da época, que está difícil até hoje de ser assimilado de que “liderança de equipe”, não de turma ou de grupo, tem um outro entendimento e procedimento; mas como os imbecis de plantão não lêem novas literaturas sobre o assunto, não se reciclam, continuam a oprimir pessoas, achando que o mundo empresarial continua o mesmo.

O erro ainda está nas avaliações de desempenho que só avaliam os outros e não são avaliados sobre o tratamento que dão aos colegas, funcionários, clientes e fornecedores, conforme avaliação denominada 360 graus.

O Feedback 360 Graus, também conhecido como Avaliação 360 Graus, Avaliação Multivisão e Feedback com Múltiplas Fontes é um instrumento que tem por objetivo apoiar o desenvolvimento e melhoria de desempenho gerencial. Em especial, contribui para o desenvolvimento de competências e comportamentos de liderança demandados pela organização que o utiliza.

Trata-se de um processo no qual os participantes do programa recebem simultaneamente feedbacks estruturados de seus superiores, pares, subordinados e outros “stakeholders”. Há também uma auto-avaliação do participante.

Estes feedbacks são fornecidos por meio de um questionário específico que descreve os comportamentos de liderança considerados essenciais pela organização, a fim de viabilizar os seus objetivos estratégicos. Os resultados destes feedback são confidenciais:

A pessoa que recebe os feedback não sabe quem a avaliou; por outro lado, somente ela terá acesso ao resultado integral da avaliação. Trata-se de um instrumento individual: o avaliado utiliza os feedbacks recebidos para guiar o seu desenvolvimento profissional, principalmente no que se refere a competências e comportamentos de liderança. (site Idea)

Tendo o poder nas mãos será que os imbecis aceitariam esse tipo de avaliação? Tente implantar em sua empresa, dependendo da reação dos dirigentes você saberá as verdadeiras intenções da empresa.

Raza
Enviado por Raza em 16/07/2011
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