Pregação: O existencialismo de cada um. Em quem acreitar ? Deus ou Big Bang?
Ao entramos sobre o estudo da existencialidade vamos se aprofundar sobre o que a ciência argumenta assim como o estudo religioso baseado no Pentateuco os cincos livros do profeta cristão e Judaico da historia ¨ humana ¨.
Primeiramente o que é existência?
Existencia é a qualidade de tudo que é real ou existe, e também a base de todas as outras coisas. Seus campos de estudo são principalmente a Metafísica (enquanto tratado o aspecto amplo do termo) e a Ontologia (do ser enquanto ser). Sartre foi um filósofo conhecido a tratar temas tais qual a existência, o nada e o ser. Para alguns filosofos só existencia se diferencia de viver. Viver é quando partimos do ponto que podemos refletir sobre o mundo e o universo, enquanto a existencia é apenas uma vegetação que não temos o pleno conhecimento da consciência. Então sendo assim a existencia sera estudada como não somente ter vida mas como meio de viver.Sendo assim vamos entender que o ¨ser¨ qualifica a existencia como por exemplo ¨a ave é ¨ ( um ser vivo que tem vida, pensa e movimenta assim sua existencia é uma vivencia ), de outro lado temos o ¨unicornio¨ ( uma fantasia existencial que não vive apenas se tem como um ser imaginario assim sua existencia não passa de uma crença que já se sabe que não existe, diferente da crença de Deus ).Então a existencia que iremos aprofundar sobre a vida vem entre o ser total e o quase ser assim como a diferença entre viver e apenas existir tal como o que é verdade e para que estamos existindo e quais os apesctos que podemos ter como verdades absolutas.
Os homens eles existem ( vivendo e existindo ) desde sua primeira formação, a partir que a consciência acusa o que vive ao redor e surge o pensamento estamos ciente da nossa existencia e vivemos. O que necessitamos saber é de onde viemos . Para isso a primeira pergunta é
Existe Deus? Ou apenas fomos evoluidos.
Criação ou evolução?
A existencia de Deus é descrita através do livro sascrado dos Critões titulada Biblia, ou torá. A resposta para tal pergunta só se dá através da fé. Veremos a explicação no contexto abaixo:
Para entedemos sobre Deus vamos entrar sobre duas grandes teses a criação e a evolução. O criacionismo (João 1:3 )explica que nossa entrada nesse mundo veio a partir da criação de Deus para ele e pra ele . Essa tese é apoiada sobre a fé cristã da existencia de Deus. Em que na sua bondade formou o homem para reina nesse planeta, com o objetivo de servir a Ele, e ser perfeito. Com a queda de Adão ( ver o livro de geneses ) ouve então uma dispersação de Deus e um novo plano para a vida humana onde as regalias adquirida no jardim foi rompido. Então o homem passou a se confundir até a chegada de Cristo, e agora através da graça de Deus , a salvação agora é gratuita que com esforço e sem amor ao pecado é alcançada atraves da morte de Cristo e o verdadeiro arrependimento. Os criacionistas radicais, adotadam a teologia judaico-cristã, que expressa com surpreendente precisão atrevés do bispo anglicano de Armagh, Usher, no final do século XVII, que decidiu, baseado em textos bíblicos, que o mundo tinha sido criado precisamente no ano 4004 AC, juntamente com todas as espécies tal como existem atualmente. A segunda, o evolucionismo, adotada pela ciência, propõe que o universo surgiu há cerca de mais ou menos 13 bilhões de anos atrás, a vida em nosso planeta, com suas formas mais primitivas de organismos unicelulares, há cerca de 3.5 bilhões de anos. Algo que temos que da enfase é sobre a teoria de Darwin que nada pasas de uma teoria para animais e dendo como base que não somos. É impossivel afirmar que viemos do macaco através da descoberta da genetica do DNA.Para muitos criacionismo tem um porém; criacionismo não pode ser considerado ciência porque não teve ninguém lá pra ver, sabemos só através da revelação da palavra de DEUS. Assim também a evolução não pode ser considerada ciência porque não tinha ninguém lá pra ver só sabemos através da revelação da imaginação de algum cientista. Agora a resposta para as duas resposta é apenas sua fé.
Agora vamos ver as duas teorias da existência. Evolução ou criação.
A evolução tem varias teses a mais famosa é a do BIG Bang.
Para o Prof. Adauto Lourenço.
¨ A situação torna-se um pouco mais complexa do que simplesmente olharmos o assunto e falarmos: ‘é uma discussão entre criação e evolução’
Citando os estudos feitos pelo Dr. Russell Humphreys, o professor Adauto expôs algumas descobertas feitas pelo pesquisador norte-americano, que resultam em provas que contradizem a teoria do Big Bang. Russel descobriu que as galáxias agrupam-se de acordo com a semelhança de seus desvios espectográficos. ”O trabalho que ele realizou a respeito disso foi fascinante, mostrando que existe a possibilidade altíssima do universo ter um centro e do centro estar muito próximo da nossa galáxia. Isso tem sido um ponto de muita discussão, principalmente no estudo feito com as galáxias, no qual 98% delas aparecem com a luz ligeiramente avermelhada. Esse desvio espectográfico pode ser interpretado como se elas estivessem se afastando de nós. Se o universo possui realmente uma direção preferencial, obviamente a teoria do Big Bang precisaria ser reformulada ou reposta. Segundo a teoria do Big Bang o universo não poderia ter uma direção preferencial”, explicou o criacionista. O professor Adauto Lourenço também contestou a datação da idade da Terra. Segundo o palestrante, fatores como o constante distanciamento da Lua em relação à Terra ajudam a provar que esta não poderia ter os 4,6 bilhões de anos, como afirma a teoria evolucionista. O raciocínio apresentado pelo criacionista baseia-se em equações conhecidas pela Ciência e também aceitas pelos evolucionistas, considerando as seguintes evidências: o afastamento medido entre a Terra e Lua (3,82 cm por ano); distância entre a Terra e a Lua (praticamente 384,403 km); oscilação média das marés (0,75cm); tempo de rotação da Terra: (23h56min4,09s). ”Se fizermos um cálculo retroativo, sabendo que ela (a Lua) está se afastando, então, no passado, ela deveria estar pelo menos muito mais próxima da terra. (…) É interessante porque se contarmos há aproximadamente um bilhão de anos, a Lua estaria há menos de 15 mil quilômetros da Terra. Isso implica que se a Terra já tivesse oceanos, a altura média da maré seria e 11.700 metros e sua rotação há praticamente 1,2 bilhões de anos seria de 4h57min. Vida não teria existido nessas condições”, concluiu.
Para o criacionismo tende duas faces. A primeira é o religioso e o segundo cientifico. Dizer que a criação é fruto de Deus é para quem apóia os pensamentos religiosos e talvez haja uma complexidade maior e dificuldade em provar cientificamente a criação seja essa. Na parte cientifica a criação tem base cientifica não podemos dizer que a criação só veio de Deus. É possível a criação ter existido sem sua ajuda ou sem ele. Como Ele tenha sido o artista de tudo ai nós temos que entender que a ciência já não faz parte mais sim fé.
Agora em que você se apóia.
A pregação referente a essa questão se baseia em Gêneses e João.
Em um mundo cheio de complexidade e monstruosos fantasmas psicológicos é evidente salienta que a mente pode se equivocar com tantas novas e velhas articulações mundanas. A verdade é que independente de tudo é a fé que nos faz viver. Fé que em alguns momentos se esgota outros momentos nos fortalece. Alguns vivem por momentos, sobrevivência, medos, comodismo, costumes, obrigação.
A não crença em Deus faz com que os homens vivam para este mundo sem ter a mínima percepção de outra vida. Então muitos vivem em constantes regras pessoais fazendo seus próprios mandamentos e se justificando como o justo sobre a face da terra. Outros vivem apenas por ter medo de não mais existir frustração que leva demônios a invadir a mente e destruir com os sonhos.
Somente os vencedores. Somente eles, vivem com alegria eterna, por que a graça superabundou e sendo assim Eles não vivem apenas por essa vida passageira mas por que acredita na felicidade que esta em Cristo Jesus.
Leiamos gêneses 2: 4 a 24. Observe que você é imagem e semelhança de Deus, que possui todo o amor Dele. Você não é fruto de um acaso, de um colapso ou capricho do universo e sim um instrumento de perfeita harmonia que esta pronto para romper as barreiras. João 1:3 explica a sua formação e seu sentido. Não pode perder mas tempo o tempo é alheio a nossa vontade. Lembro ainda hoje de uma piada do JB Carvalho em uma das suas pregações que dizia assim:
Joãozinho pergunta para sua mamãe
De onde viemos?
A mãe responde viemos de Deus. Ele então pergunta ao seu papai:
Papai de onde viemos?
Meu filho viemos dos macacos somos primos dele.
Indignada ele vai até a vovó. Mãe de sua Mãe.
Vovó de onde viemos?O pai diz uma coisa e a mãe outra.
Meu filho é o seguinte sua mãe veio de Deus e seu pai do macaco.
Sem saber em quem o acredita vai até a professora que explica toda a situação. A professora explica de sua maneira. Joãozinho no final muda de assunto e pergunta. Jonas entrou na barriga de um peixe né !?!.
-A professora diz -Não sei não.
Então Joãozinho diz
Quando for para o céu eu pergunto.
A professora diz e se ele não tiver ido para o inferno.
Joãozinho responde;
Então você pergunta.
Nessa piada observamos a enorme situação de questionamentos e opiniões. O fato é que dentro de um mundo corrompido a única fé que nos resta é DEUS.
Não existe mas segurança, a destreza é constrangedora nos dias atuais. E o único meio é Cristo.
Qual porta você quer entrar
A Porta estreita e a Porta larga. “Entrai pela porta estreita (larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz para a perdição e são muitos os que entram por ela). Porque estreita é porta e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela”. Mt 7:13,14
Uma conduz para vida eterna e a outra para a perdição eterna. O Senhor faz um apelo para que entremos pela porta estreita. Quantos preferem entrar pela porta larga. É mais fácil passar pela larga, é mais prazeroso e a carne gosta: prostituição, os vícios, bebedeiras, fornicação, festas e orgias.
A porta estreita exige compromisso, fidelidade, obediência e temor a Deus. Para entrarmos pela porta estreita faz-se necessário observarmos algumas coisas. Saber do Amor de Deus ( Jo 3:16-18); Que todo homem é pecador ( Rm. 3:23); Que Cristo morreu por nós (2 Cor 15:3-8); Que quem confessar a Jesus como Salvador pessoal será salvo (Rm. 10:9-13).
As muitas portas pelas quais devemos entrar: “Passai, passai pelas portas; preparai o caminho ao povo…” Is 62:10a
São muitas as dificuldades que você tem enfrentado? Aflição, angústia, dor, ansiedade, sofrimento? Eu conheço alguém que tem a solução para cada problema.
Cristo
Atenção! Jesus tem visto a tua dor e quer que você passe por momentos de grandes alegrias e vitórias. Você foi criado para ser uma bênção! Procure entrar pelas portas que Jesus tem aberto à humanidade e certamente encontrarás salvação, consolo e paz.
“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Jo 14:6.
Quando ira decidir para qual caminho deseja entrar, sua existência é fruto de amor e sucesso e só poderá alcançar a verdadeira felicidade com Deus.
Então decida quem você quer ser?
Amém