ADOLESCER

Uma palavra estranha não é?A princípio sim,mas vamos analisá-la doponto de vista do próprio adolescente.Em observações feitas, convivendo com alguns deles trouxe aqui algumas expressões deles.

Que vida dura eim? Ora somos crianças demais,”não podemos”, ora somos grandes demais, e estamos abusando.

A alguns lugares podemos ir sozinho, em outros nem pensar. As conversas nem todas são para o nosso “bico”, nossa expressão gramatical, é horrível,no entanto se falamos a linguagem dos”velhos”,somos taxados de caretas pelos amigos.

Ficamos sem saber o que fazer, no tocante a sentimentos então, pois mudamos a toda hora de comportamento.Aí o bicho pega,pois somos vigiados, todo mundo quer saber se já temos namorado(a) O ficar tornou-se banal,mudou de nome agora menina namoradeira,é galinha,mas afinal qual o mal que há em apaixonar-se?Hoje amo fulano, mas amanhã.....ai ai ai, meu coração já balança pelo fulano de tal; mas falar sobre isso nem pensar,ou me mandam pro quarto estudar,pois estudo é sinônimo de castigo, o vilão a internet,porque faz você viajar,te torna um “BIOS””.Meu Deus quantas controvérsias sou obrigado a ouvir,pois ora sou atendido(se for do interesse dos pais) mas na maioria das vezes somos deixados para traz.

Como é difícil adolescer, em meio a tantas regras (as quais tem exceções demais),pois nunca fica claro, o que se faz, ou não,ninguém nos consulta primeiro,pois aí somos crianças demais.

E quando acontece a separação dos pais, aí sim a situação fica crítica, ninguém procura saber o que isso em nossas vidas implica...

Talvez se nos procurassem escutar;saberiam que adolescer dói de mais!!!

É muita mudança,tanto corporal quanto emocional,e a cabeça da gente tem que gerenciar tudo igual.

E quando seguimos uma tendência então,o sufoco é maior,arranjam para a gente tanto apelido que o “normal” torna-se ridículo.

Vou fazer um apelo aos pais:

- Olhem mais para nós, temos capacidade sim, só precisamos de mais amor e alguém para nos ouvir.

E adolescer feliz!!!

Sandra Tochio

Araraquara,02/07/2011