GRAVATÁ (PE): CONSTRUTOR INVESTE NA CLASSE MÉDIA
O clima favorável à expansão imobiliária e a realização de bons negócios foi percebida rapidamente pelo construtor Aldemar Menor. Logo ele resolveu investir nos clientes da classe média que valorizam o 'bom' e 'barato'. Detentor de um portfólio de construções de estilo popular no Recife e na Região Metropolitana, o empreendedor mudou de ares e resolveu investir em Gravatá, no Agreste pernambucano. Hoje, ele constrói e entrega casas na cidade a partir de R$ 48 mil (só a construção do imóvel) e também por R$ 60 mil (vendendo terreno e edificação). As taxas de regularização dos imóveis junto à prefeitura são de responsabilidade do comprador.
Aldenor Menor já contabiliza oito projetos concluídos e está em processo de construção de outros quatro. As obras são realizadas em pequena escala, de acordo com 'a encomenda' dos clientes. As construções em andamento estão no condomínio Serra da Estrela, distante três quilômetros do centro de Gravatá. O local oferece aos condôminos área de lazer com piscina e salão de festas. Cada casa possui 50 metros quadrados de área construída, com dois quartos (um com suíte), área de estar ampla, um wc social, cozinha americana e área de serviço. Na parte externa há espaço para a garagem e uma pequena área verde. Todos os imóveis são murados.
O acabamento dos imóveis é um capítulo à parte. Para não fazer feio em meio aos imponentes chalés, as construções primam pela qualidade do material e recebem um toque especial nos 'pequenos detalhes', que fazem a diferença. “São casas de tijolo aparente, resinado, no estilo do campo. Todas têm telhado com madeira de massaranduba e telha americana, aquela de cor amarelada”, detalha o construtor.
Algumas predileções, que vão de acordo com o gosto do cliente, também impactam no preço final do imóvel. A casa é entregue, por exemplo, com piso rústico. As áreas revestidas com cerâmica são apenas o banheiro e a cozinha. “Preparamos um espaço padrão, mas o cliente pode definir como quer o acabamento e assumir os custos extras”, ressalta Aldenor.
OBRAS COM GARANTIA DE CINCO ANOS
Rapidez. Esse é um dos diferenciais do construtor Aldenor Menor. Nos imóveis, de estilo popular, que estão sendo construídos por ele em Gravatá, o prazo médio de entrega é de aproximadamente quatro meses. A conclusão das obras neste período está condicionada, principalmente, à topografia do terreno aonde está a edificação.
“Quando estabelecemos cronogramas físicos de execução, nós partimos da base, mas já contamos com os terrenos prontos para o início da obra. No caso da necessidade de intervenções na topografia da área, o prazo de entrega precisa ser reavaliado e, naturalmente, haverá um adicional nos custos da construção”, explica Aldemar.
Todos os imóveis são entregues com rede elétrica, hidráulica e esgotamento sanitário prontos. “As casas têm padrão popular, mas com acabamento impecável”, garante o empreendedor, ressaltando a obrigatoriedade e responsabilidade de todos os construtores em manter estruturalmente as obras por pelo menos cinco anos, após a entrega ao proprietário.