O que é a morte?

“Nem tudo envelhece, mas tudo morre”.

“Por isso, os seres,quando nascem e se esforçam por existir, quando mais depressa crescem para existir tanto mais se apressam a não existir”. “Tal é a sua condição” (S. Agostinho).

Morte não é extinção, é separação (B. Anotada).

A morte física

A palavra “morte” (Gr. Thanatos) quer dizer separação. A morte física é a separação entre o corpo e o espírito. Tg 2. 26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

Somos formados de corpo, alma e espírito. Veja.

1Ts 5. 23 E o mesmo Deus de paz vos santifiquem em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.

Hb 4. 12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

A morte separa o material do espiritual. Isto é, separa o corpo da alma e espírito. A morte física é uma realidade e uma experiência que os homens terão que enfrentarem. Ec 3.20 “Todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó”.

2Sm 14. 14 Porque certamente morreremos, e seremos como águas derramadas na terra que não se ajuntam mais; Deus, pois, lhe não tirará a vida, mas cogita meios, para que não fique banido dele o seu desterrado.

A origem da morte

“Gênesis 2—3 ensina que a morte penetrou no mundo por causa do pecado. Nossos primeiros pais foram criados capazes de viverem para sempre. Ao desobedecerem o mandamento de Deus, tornaram-se sujeitos à penalidade do pecado, que é a morte. Adão e Eva ficaram agora sujeitos à morte física. Deus colocara a árvore da vida no jardim do Éden para que, ao comer continuamente dela, o ser humano nunca morresse (ver Gn 2.9). Mas, depois de Adão e Eva comerem do fruto da árvore do bem e do mal, Deus pronunciou estas palavras:” és pó e em pó te tornarás” (Gn 3.19). Eles não morreram fisicamente no dia em que comeram, mas ficaram sujeitos à lei da morte como resultado da maldição divina” (BEP).

Todos nos enfrentaremos cedo ou mais tarde a morte. No entanto há uma única exceção; aqueles servos de CRISTO que estiverem vivos quando Ele vier buscar sua igreja, não morrerão. Não passarão pela experiência da morte.

1Ts 4.15... Os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

1Ts 4. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

Aqueles cristãos fiéis que estiverem vivos por ocasião da vinda de CRISTO não morreram, e sim, serão transformados em corpos espirituais e imortais e serão arrebatados para morarem eternamente com Cristo (1Ts 4.17; Fp 3.21; Jo 14.1-3).

1Co 15. 51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;

1Co 15.52... E nós seremos transformados.

1Co 15. 53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.

54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi à morte na vitória.

Para muitos a morte física pode até ser um terror e motivo de medo e tristeza. Porém para aqueles que segui a CRISTO, “a morte nos coloca imediatamente na presença de CRISTO”. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso (Lc 23.43). Fp 1. 21 Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.

Fp1. 23 Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.

É confortador sabermos também que, todos os servos do SENHOR que estão mortos, momentos antes do arrebatamento dos cristãos vivos, ressuscitarão e receberão também um corpo imortal (1Co 15.42,52), bonito e forte e serão parecidos com o corpo de CRISTO (1Co 15.43; 1Jo 3.2 NTLH).

Esperamos o cumprimento da promessa de JESUS. Pois ela não falhará.

1Jo 3. 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.

Por que o crente não deve ter medo da morte?

O crente e nem ninguém pode cometer o suicídio. DEUS proibiu claramente, ao dizer: “Não mataras” (Êx 20.13). Este texto também é a plicado no caso de suicídio. Portanto quem se mata está pecando gravemente e não herdará o reino de DEUS. Suicidar-se significa dar da morte a si mesmo. Homens de DEUS, na bíblia, até desejaram ter morrido, mas eles não formam bobos para cometer o suicídio.

Vejamos alguns exemplos.

1. JÓ. Observe o desejo de Jô devido seu sofrimento. Jó 3. 11 Por que não morri eu desde a madre? E em saindo do ventre, não expirei?

2. MOISÉS. Nm 11. 15 E se assim fazes comigo, mata-me, peço-te, se tenho achado graça aos teus olhos, e não me deixes ver o meu mal.

3. ELIAS. 1Rs 19. 4 Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.

4. JONAS 4. 3 Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.

5. JEREMIAS 20. 14. Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz.

15. Maldito o homem que deu as novas a meu pai, dizendo: Nasceu-te um filho; alegrando-o com isso grandemente.

16 E seja esse homem como as cidades que o SENHOR destruiu e não se arrependeu; e ouça clamor pela manhã, e ao tempo do meio-dia um alarido. 17 Por que não me matou na madre? Assim minha mãe teria sido a minha sepultura, e teria ficado grávida perpetuamente!

18 Por que saí da madre, para ver trabalho e tristeza, e para que os meus dias se consumam na vergonha?

Como vimos, acima, esses servos de DEUS, até desejaram ou pediram para morrer, porém eles não foram ignorantes o suficiente para tirarem suas próprias vidas. “(O suicídio) Não deve ser falado nem muito menos praticado” (Pr.Antonio Xavier dos Santos Vale).

Devemos seguir o exemplo de JESUS e nunca tentar tirar a nossa própria vida, não deve saí por aí procurando a morte. Em Mateus 4.5,6, o Diabo tentou convencer a JESUS lançar-se do alto a baixo, mas isso JESUS não fez. Se JESUS tivesse feita a vontade do Diabo, e tivesse morrido, sua morte seria um suicídio. Porém ele disse: “Mt 4. 7 Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus”.

“Você não precisa procurar a morte, ela vai te encontrar” (JAS). “Se você não está preparado para morrer, não está pronto para viver” (E.E. P).

Nosso dia também vai chegar!

Não procuramos à morte, mas também não precisamos ter medo de morrer quando chegar o nosso dia, pois no relógio divino há um tempo para todas as coisas.

Ec 3. 1 TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. 2. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou.

“Ninguém pode se manter vivo para sempre, ninguém pode evitar o dia de sua morte”!(Ec 8.8).

LEMBREMOS que quando chegar nossa vez, Ao morrer, seremos libertos das aflições deste mundo (2Co 4.17), deixaremos esse corpo e iremos habitar com CRISTO (2Co 5.6,8; Fp 1. 23).

A exemplo de Lázaro, ao morrermos, enquanto nosso corpo entra em decomposição no túmulo (2Sm 14.14), a nossa parte imaterial (Alma e espírito) é levada pelos anjos para o lugar de paz, descanso e glória (Is 57.1,2; Ap14. 13; Sl 73.24); chamado de seio de Abraão e paraíso (Lc 16.22; 23.43). Esse lugar é real e Paulo viu (2Co 12. 1-4).

“Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória” (Sl 73.24). “E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem” (Ap 14.13).

“PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal”. “Entrará em paz... os que houverem andado na sua retidão” (Is 57.1,2)

Todos nos enfrentaremos cedo ou mais tarde a morte. No entanto há uma única exceção; aqueles servos de CRISTO que estiverem vivos quando Ele vier buscar sua igreja, não morrerão. Não passarão pela experiência da morte.

1Ts 4.15... Os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

1Ts 4. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

“Medo da morte, isto não tenho”. “Procurar a morte isso não faço”. “Deixar de passar pela morte, talvez não possa” (JAS)!