Meu livro minha vida.
Sou Márcia Garcês. Desde 29 anos de idade tenho esclerose múltipla, uma doença que acomete a força e movimento dos músculos, levando a gradativa paralisia. Com isso, ao longo dos anos a minha vida se transformou completamente.
Eu era uma pessoa normal e passei para um estado de dependência total. Além das complicações inerentes a esta patologia, também sofro com as consequências de uma aposentadoria precoce, a qual não supre toda a infraestrutura que alguém com necessidades especiais precisa. Eu não tenho como ter uma renda extra, apesar de que me acho capaz de produzir muito ainda nessa vida, uma vez que minha mente trabalha e eu jamais desisti de ultrapassar os obstáculos que o destino me põe à frente todos os dias, a cada instante.
Diante dos fatos, tive a ideia de descrever detalhadamente, não somente a evolução da minha doença, bem como o que isto afeta a vida de uma cidadã. Assim surgiu o meu livro, que se chama “O DIÁRIO DE MARCIA GARCÊS”, produzido pela Editora Synergia. Nele eu relato em minúcias o que pode ser útil a outras pessoas portadoras de deficiências, as quais, como eu, têm dificuldades de acessibilidade e sofrem com preconceitos e a indiferença (ou desconhecimento) da sociedade.
Acredito que o sentido de superação que venho desenvolvendo deva ser divulgado, uma vez que é um testemunho sincero e mais um alerta para as realidades paralelas de um mundo ainda muito distante da perfeição e justiça. Neste livro também trago depoimentos de pessoas em situações semelhantes à minha e comentários de personagens atuantes em nosso meio, como médicos, políticos etc.
Apesar de eu muitas vezes não encontrar oportunidades, ainda assim encontro quem se compatibilize com meus pensamentos e me traga recursos para eu prosseguir. Desta forma, consegui recentemente mostrar na Internet mais um pouco sobre o que ainda será o começo de um novo caminho - através de vídeos, artigos em páginas de amigos e em meu novo site.