ILUMINISMO

ILUMINISMO

“Por onde vou, sua imagem está sempre comigo, porque você é o anjo que Deus colocou na Terra para guiar-me os passos”.

Francisco de Paula Cândido Xavier.

Iluminismo representa a mística dos iluminados, filosofia das luzes. Doutrina filosófica, religiosa do século XVIII, baseada na existência de uma substância sobrenatural. Já que o significado fala em mística o que será?

Misterioso e espiritualmente alegórico ou figurado; referente à vida espiritual e contemplativa; Devoto, religioso, contemplativo e piedoso; aquilo que lembra a vida ou ambiente místico.

Crença religiosa ou filosófica que admite a união entre o homem e Deus por meio da meditação, oração. Aquele que, mediante a contemplação espiritual, procura atingir o estado extático de união direta com a divindade.

O escritor franco-suíço Jean-Jacques Rousseau, nascido em Genebra em 1712, foi uma das figuras principais do “século das luzes” na Europa. Ainda jovem, decidiu “dedicar sua vida à verdade”. E, de fato, o autor de O Contrato Social foi tão profundo e sincero que sofreu perseguições implacáveis e incomensuráveis, por parte dos poderosos de seu tempo.

Por se adepto do Iluminismo foi exilado por vários anos, sofreu muito, ao longo de sua vida, tornando-se cético e desconfiado em relação ao ser humano. Mal sabia ele que o homem é um espírito imperfeito, criado simples e “ignorante”, a cata da evolução material e espiritual.

Pelo seu amor a verdade, e inspirado pela filosofia clássica grega e romana, continuou intenso e luminoso até o fim. Teve perseverança, quando desencarnou, em 1772, deixou uma grande contribuição para a expansão e elevação do espírito humano. Certa vez alguns pesquisadores lhes fizeram, a seguinte indagação: O Caminho da verdade, então é estreito e perigoso?

Rousseau respondeu com bomsenso e tranqüilidade-Quantos perigos, quantos caminhos errados, quantos caminhos tortuosos aparecem na investigação das ciências!

Por quantos erros, mil vezes mais perigosos do que é útil a verdade, não é preciso passar para chegar a ela! A desvantagem é visível, pois o falso é susceptível de uma infinidade de combinações; porém a verdade tem apenas uma maneira de ser.

Aliás, a procura feita com sinceridade, mesmo com boa vontade, por que sinais irão reconhecê-las? Se por acaso se um de nós a encontramos, quem saberá dar-lhe o uso adequado? Uma indagação com solução bastante difícil, a verdade está longe de ser conhecida e praticada pelo homem, na sua estupidez, incompreensão, falta de amor, arrogância, orgulho negativo e caridade para com o próximo.

O luxo raramente subsiste sem às ciências e as artes, elas jamais vivem sem ele. Os bons costumes são essenciais para duração os impérios, e que o luxo é diametralmente oposto aos bons costumes. Os políticos falam, só falam, incessantemente de costumes e de virtude; porém jamais esquecem do comércio e do vil metal.

Achei muito importante uma frase cunhada por Rousseau: “Não é a ciência que maltrato, é a virtude que defendo perante homens virtuosos”, as ciências são a obra prima do gênio e da razão. O espírito de imitação produziu as belas-artes, e a experiência as aperfeiçoou. Se as inteligências celestiais cultivassem as ciências, disso só resultaria o bem, mesmo dos grandes homens, que são feitos para guiar os demais.

Sócrates na sua sapiência foi uma honra para a humanidade, mas os vícios dos homens comuns envenenam os conhecimentos mais sublimes e os tornam perniciosos às nações; os maus tiram deles muitas coisas prejudiciais e nocivas; os bons pouco proveito tiram. Por quê?

ANTONIO PAIVA RODRIGUES -MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE/

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 30/11/2006
Código do texto: T305753
Classificação de conteúdo: seguro