Curso Expandindo a Inteligência - Aula 1

Olá, pessoal.

Inicio hoje um curso que ministro online: Como Expandir sua Inteligência. Os outros cursos continuarão sendo postados.

Introdução.

Antes de iniciar o nosso curso, gostaria de deixar claros alguns pontos que sempre ocorrem como dúvidas dos meus leitores.

1. Este curso foi baseado em minhas experiências pessoais e meus estudos sobre inteligência humana, não tendo nenhuma pretensão filosófica, científica ou acadêmica.

2. Não vou, nem pretendo, esgotar o tema Inteligência Humana, apenas senti o desejo de mostrar a forma como trabalho meu cérebro; talvez possa ajudar alguns dos leitores aqui no recanto, assim como tem ajudado muitos alunos por todo o país.

3. Neste curso, trabalharemos teoria e prática conjuntamente, sendo absolutamente necessários os exercícios para que a teoria se consolide e produza resultados mais rápidos.

4. Todos os comentários, opiniões e considerações aqui postadas são apenas "minhas impressões" sobre o funcionamento da minha inteligência, portanto não seguirei nenhuma doutrina específica.

Espero que gostem.

Bem, não vou iniciar nosso curso falando sobre o que é Inteligência, seus tipos, etc e tal. Vamos diretamente para a prática.

A Teoria a gente descobrirá juntos, como uma consequência óbvia.

Vamos pensar inicialmente sobre 5 pontos.

1. Todos possuímos Inteligência. Uns mais, outros menos. (Sem eufemismos!!!)

2. Já nascemos com uma "cota" de inteligência - genética.

3. Independente do "tipo de inteligência" de que estivermos falando, seja ela matemática, espacial, intrapessoal ou qualquer outro tipo, devemos ter em mente que há uma "Inteligência" primitiva, que controla todas as outras inteligências.

4. Independente do quanto de "Inteligência" eu tenha trazido como carga genética, eu sempre poderei ampliá-la, potencilizá-la, fazê-la "maior".

5. A Inteligência Maior nada mais é do que a capacidade de saber usar "aquilo que você tem".

"É necessária a sabedoria para compreender a sabedoria. A Música de nada serve se o público for surdo."

Começemos então.

Exercício 1 - Treinando Multiplicações.

Utilizaremos um exercício matemático para potencializar ao mesmo tempo:

- Inteligência Matemática.

- Concentração e Percepção.

- Arrumação Espacial.

Inicialmente você deve compreender a natureza do exercício, que o ajudará não só na matemática, mas em muitas áreas do raciocínio.

Faça mentalmente a multiplicação seguinte. Gaste o tempo que precisar, mas a faça mentalmente e na sequência indicada.

Operação 1.

2 x 4 x 2 x 3 x 5 x 2

Você chegou ao seu resultado. Mas o resultado não é o foco do nosso estudo.

- Perceba o tempo que você gastou para efetuar a multiplicação.

- Perceba que em certos momentos a operação é simples, mas em determinados momentos, a dificuldade aumentou.

- Por melhor que você seja em cálculos, você notou que alguns cálculos fazemos mais rapidamente que outros.

Agora faça esta outra multiplicação.

Operação 2.

5 x 4 x 3 x 2 x 2 x 2

O resultado é 480!

O mesmo resultado da operação 1.

Pense comigo!

1. Qual das operações você executou com maior facilidade e rapidez? Certamente a segunda operação.

2. Se você estiver atento, deverá ter notado que não fizemos "duas" operações, pois tanto uma quanto a outra envolviam uma multiplicação com os mesmos números.

3. O que houve então?

Utilizamos uma propriedade que aprendemos como REGRA, lá na infância, e nossos professores não nos ensinaram que poderia ser uma ferramenta poderosa de raciocínio: A Propriedade COMUTATIVA.

4. Comutar significa "trocar". Ou seja: podemos alterar a ordem, sem alterar o resultado, e mais: podemos facilitar a visualização e, consequentemente, aumentar a velocidade do nosso raciocínio.

Observe:

A operação de MULTIPLICAR, neste caso, é apenas um exemplo prático de como podemos reorganizar espacialmente "quaisquer dados" para facilitar o trabalho do nosso cérebro.

Precisamos aprender a organizar as ideias, de forma que nosso cérebro seja poupado de tal trabalho. As "arrumações" são pequenos artifícios que, aos poucos, torna-se-ão uma segunda natureza e você fará automaticamente.

Vamos para outro exemplo:

Multiplique mentalmente:

4 x 6 x 2 x 5 x 2

Agora, faça assim: Altere a ordem da multiplicação mentalmente, sem precisar reescrever:

4 x 5 = 20

20 x 6 = 120

120 x 2 = 240

240 x 2 = 480

Mais importante que efetuar os cálculos, devemos burcar o "porquê" de algumas multiplicações serem mais fáceis que outras.

Observe:

- Multiplicar por 2 é a operação mais fácil, portanto deixo para o final.

- Multiplicações que terminem em 0 (zero) facilitam as outras multiplicações: 5 x 4 = 20 (que termina em zero), devem ser feitas no início, justamente para facilitar as seguintes.

Posso assegurar que nesta simples operação, podemos encontar mais de 10 razões por que algumas multiplicações são mais fáceis que as outras. Tente descobri-las...

Brinque um pouco com multiplicações, perceba suas nuances, invente, modifique posições... Teste várias posições e perceba quais as mais fáceis.

O objetivo deste exercício é treinar seu cérebro a avaliar rapidamente várias opções. Exercício indispensável para quem deseja agilizar sua percepção e raciocínio.

Instruções para o Exercício.

1. Eu treino multiplicações até hoje, rsrsrs. Comecem fazendo dez ou quinze multiplicações diárias, por duas semanas. Depois diminua progressivamente. Em 4 meses você sentirá o resultado prático.

Mais importante que multiplicar, é perceber as suas possibilidades.

2. Use papel e caneta para escrever os números multiplicados. Os cálculos sempre mentais. Mas você deve também fazer todo o processo apenas mentalmente, sem papel e caneta, ativando também a memória imediata. No ônibus, na fila do banco...

3. Aos poucos, dificulte as multiplicações com número maiores: 12, 16, 20...

4. Como brinde pelo exercício, você ganhará agilidade nos cálculos do dia-a-dia.

Observe:

3 x 4

Pense comigo:

- Eu tenho três vezes quatro. Ou melhor, eu tenho "três vezes" o número quatro.

- Três vezes quatro é o mesmo que Três vezes o "quatro".

4 4 4

- Ou seja: O 4 repetido 3 vezes.

3 x 4

4 + 4 + 4

= 12

- Posso ainda pensar: se tenho "3 quatros", seria o mesmo que dizer que tenho "6 dois".

3 x 4

4 + 4 + 4

6 x 2

2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2

= 12

Observe:

15 x 26

Parece difícil de fazer mentalmente?

Pense comigo:

- Eu tenho 15 vezes o número 26. Ou seja: tenho 26 repetido (somado) 15 vezes.

- Já que eu tenho 15 x 26, então eu posso dizer que tenho 10 x 26 + 5 x 26.

Observe: 15 x 26

10 x 26 = 260

+ 5 x 26 = ?

(Ficou difícil? Pense que 5 é metade de 10, se 10 x 26 = 260, 5 x 26 = 130, ou seja, metade.)

Então:

15 x 26

10 x 26 = 260

+ 5 x 26 = 130

Total= 390

Ou seja: 15 x 26 = 390

Refaça este exemplo. Crie outros.

Até aqui utilizei alguns exercícios matemáticos que agilizam algumas capacidades mentais que colaborarão em muito para que nossa Inteligência se expanda de uma maneira geral.

Na próxima aula, veremos este mesmo exercício sem utilizar a Matemática.

Bons estudos.

Prof. Ed Borges.

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Ed Borges
Enviado por Ed Borges em 25/06/2011
Reeditado em 03/10/2018
Código do texto: T3057081
Classificação de conteúdo: seguro
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