MICHAEL JACKSON - NOME CHEIO DE SIGNIFICADO - 1.000 acessos. Meu 16º texto a atingir esta marca no Recanto.
Apesar das críticas (e foram somente críticas) que recebi na primeira edição do texto MICHEL JACKSON - NOME CHEIO DE SIGNIFICADO, comemoro seus primeiros 1.000 acessos. E faço com a certeza de que não fui cruel ou fanático no texto, não cometendo exageros e, tampouco, injustiças. Também não estive julgando o rei do pop, mas analisando sua conduta ao longo de uma carreira bem-sucedida do ponto de vista material. Ao contrário das críticas, cujo conteúdo é permeado de devoção "fã'nática" a um ídolo cegamente divinizado, louvado com tanta religiosidade e crendice que a liturgia devida ao Supremo Criador do Universo torna-se fraca aos olhos dos seguidores desse astro, os quais o tratam qual deus, deixando de ver que seus maiores ensinamentos foram dançar e dar alguns passos para trás. Num dos primeiros comentários, alguém me chamou de ignorante por não saber o que é vitiligo, a doença que Michel Jackson usou como pretexto para clarear a pele. Quanto a isso e ao resto do que disse na análise do nome do músico, do qual também sou fã (porém, sem perder a razão), esclareço que cresci admirado e no compasso da evolução do menino negro que, de forma genial, vocalizava no grupo Jackson Five e, quando pequeno, me orgulhava dele, me identificava muito com sua carinha, até desejando ser como ele. Entretanto, a medida que fomos crescendo, fui vendo ele tomar um caminho que não queria para mim, onde a vaidade cresceu acima do menino, servindo-se do poder econômico para livrar-se da identidade que, aparentemente, lhe causava constrangimento. Digo isso porque sei bem o que é vitiligo e se essa doença evoluísse tão rápido e se tornasse tão maravilhosamente uniforme, o caso do Michel Jackson e sua irmã seriam os únicos noticiados até agora. Uma coincidência muito improvável.
Entretanto, não deixei de gostar do cantor Michel Jackson e, tampouco, escrevi este artigo por raiva ou decepção. Ao contrário, sempre admirei suas virtudes de músico, bem como suas músicas e a genialidade com que criava e produzia seus clipes. Somente deixei de tê-lo como modelo, considerando-o apenas um reles mortal como eu, sem muito que ser copiado.
MICHAEL JACKSON - NOME CHEIO DE SIGNIFICADO
Sempre fui admirador das músicas e do trabalho de Michael Jackson. Jamais tivera qualquer resalva quanto a sua pessoa. Mas quando ele branqueou a pele e começou a desfigurar o rosto, quando eu era ainda pré-adolescente, dnão mais conseguir ver virtudes em sua forma de vida, embora seguisse a admirar suas qualidades artísticas e profissionais. Passados todos esses anos, vi-o ficar tão bonito quanto uma garota, parecendo, por vezes, até afeminado, o que, na verdade não foi. Porém, tinha saudade daquele menino moreninho que eu achava parecido comigo, extremamente bem-sucedido como cantor e artista e o jovem moreno, cuja aparência e desenvoltura eu gostaria de ter. Em meu pensar, ele violentou sua aparência com a auto-piedade excessiva que havia em seu coração. Nos últimos tempos acompanhei seu rosto plástico transformar-se rápido numa máscara de extremo mau-gosto.
Não há dívida, porém, que tudo o que ele fez virou sucesso. Seus feitos ocupam espaço de honra no Livro dos Recordes. Ele arrastou milhares de fãs ao longo de sua carreira. Tornou-se o ídolo de jovens, adultos e velhos. Prova é que se podem ver pelo mundo milhares de seus imitadores.
Por tudo isso se pode dizer que quanto a sua própria vida, ele foi como Deus, podendo, inclusive, mudar de cor. Quanto ao seu público, foi igualmente divino, pois incutiu sonhos e fantasias em bilhões. Quanto ao mundo, mudou muita coisa na área da produção de vídeo clip e música. Quanto à sua própria felicidade, porém, o poder que acumulou não foi forte o bastante para satisfazê-lo, pois sua auto piedade o fez não grato e muito exigente.
Entretanto, fracasso a parte, além de Rei do Pop, ele foi de fato um deus, dono de sua vida, de seu corpo e de sua morte, que ele também produziu com seu preciosismo extremo. Até parte do nome que o tornou famoso é o mesmo de Deus. Michael, que é Miguel em português, significa “aquele que é igual a Deus”. Porém, Jackson é filho de Jacó, que significa “filho do enganador, porque o nome Jacó significa enganador”. E esse já não é igual a Deus, mas igual ao inimigo de Deus, que rebelou-se no céu por querer ser igual a Deus e anda a enganar a todos. Todavia, o nome completo de Michael Jackson inclui ainda Josef, que é José, o qual significa “Deus é a salvação”. Entretanto, ele o deixou de fora de sua carreira, não quis que Deus fosse a salvação de sua vida, de sua felicidade e destino, preferindo ser como o deus enganador, idependente do Deus Salvador, pois se apóia em seu próprio poder que o leva auto destruição.
Portanto, o significado do nome de Michael Jackson é: “aquele que é igual a Deus, mas é filho do enganador”. E, de fato, para muitos ele foi mesmo um deus, tão notável quanto foi Jesus em Sua época. Mas, espiritualmente Michael Jackson preferiu ser filho do enganador, porque o que ensinou para seus seguidores foi apenas ilusão, nada que se possa aproveitar, somente uma obstinação sem fim em se auto-flagelar. E, infelizmente, morreu de uma maneira tão triste, apesar de ter sido quase igual a Deus.
Tomara que ele tenha tido tempo de pedir perdão ao Senhor em nome de Jesus nos últimos instantes antes de morrer finalmente.
Wilson do Amaral
Autor de Os Meninos da Guerra, 2003 e 2004, e Os Sonhos não Conhecem Obstáculos, 2004.