ACADEMIA GURUPIENSE DE LETRAS COMEMORA SETE ANOS
A Academia Gurupiense de Letras (AGL) completa nesta quinta-feira (30), sete anos de fundação. Porém, a data será comemorada no domingo, 3, às 20h30, no Centro Cultural Mauro Cunha, com uma solenidade que contará com recitais de poesias e também o lançamento do livro Gurupi, Diamante Puro – Contos e Fatos de Sua História, de autoria do acadêmico Adônis Delano.
Fundada em 30 de novembro de 1999, a AGL foi a primeira Academia de Letras a ser criada numa cidade do interior tocantinense. A instituição possui em seus quadros expressões significativas do movimento literário tocantinense contemporâneo e freqüentemente realiza saraus lítero-musicais, apóia e incentiva a realização de concursos e eventos literários, lançamentos de livros, além de incentivar, também o surgimento de novos talentos no mundo das letras.
A Academia possui 40 cadeiras, das quais, 23 estão ocupadas. Além disso, 10 escritores de outros Estados da federação participam como Membros Correspondentes.
A diretoria da AGL é formada pelos acadêmicos Eliosmar Veloso (Presidente); Paulo Henrique Costa Matos (Vice-Presidente); Zacarias Martins (Secretário), José de Ribamar Alves dos Santos (Tesoureiro) e João Gomes da Silva (Orador Oficial).