Sacramento o que é?

Comecemos a nossa reflexão a partir da formação da palavra Sacra+mento. Conhecemos palavras que têm a mesma terminação ou, melhor, o mesmo sufixo: Sofri+mento: sofrer contínuo; agradeci+mento (ação contínua de agradecer);

O sufixo mento remete-nos às ações permanentes com objetivos reais que começam internamente com efeitos externos.

Sacra refere-se ao sagrado, santo, bom, santa, bento, abençoado, consagrado a, ao santuário. Mento: coisas, sinais, elementos naturais, bens. Sacramento é coisa boa para a minha vida em todas as suas dimensões: política, social, espiritual, econômica, afetiva e cultural. Desta forma, mento: é um estado em que há continuidade de ação referida.

Sacramentum, é uma palavra latina, língua que deu origem à língua portuguesa. No Direito Romano, sacramentum, é caução em dinheiro que ambas as partes litigantes nos processos cíveis deviam depor, devolvendo-se, depois da decisão do processo, a quantia depositada à parte vitoriosa enquanto a outra parte entrava no fisco.

Sacramento é ação contínua de bondade, santidade e sacralidade. “Sede Santos como o vosso Pai do céu é Santo”, disse Jesus.

No Sacramento beneficiamo-nos dos elementos naturais criados por Deus e têm significados para nós e nos revigoram, alimentam, sustentam, nos ajudam a viver. Os sacramentos remetem-nos à alguém ausente, mas vive nos influenciando intensamente dando-nos sustento, forças e conforto. São elementos naturais que se tornam sagrados e consagrados com o propósito de nos nutrir, fortificar e nos unir a Algo Maior. Por isso, Re-ligião. Característica e riqueza do ser humano.

Vimos acima que sacramento exige duas partes envolvidas que juram mutuamente honrar seus compromissos beneficiando quem precise.

No sacramento duas partes entram em convivência: Deus e Nós Humanos. Nos sacramentos Deus derrama suas graças, suas bênçãos, sua bondade, seu carinho, seu afeto. “Este é o meu Filho amado. Escutai-O”. (Mat.3,17)

No Batismo as graças divinas vêm por intermédio dos seguintes elementos: (água, sal, terra), luz (fogo), óleo (terra, água, ar), no perdão ou reconciliação (abraços, carinho, presença amiga, padrinhos, madrinhas, avos e convidados), Eucaristia (comida, pão, alimento que nos sustenta e fortifica, palavras que nos aconselham), Crisma (óleo para sairmos cheirosos, sermos atrativos e conquistarmos pessoas e termos forças para enfrentarmos os desafios quotidianos), matrimônio (a companhia, gerar e criar filhos), Ordem, ordenação ( serviço contínuo de doação em favor de pessoas), Unção dos enfermos (presença amiga, abraço, acolher), e nós crentes usufruímos de suas bênçãos e nos fortalecemos com a palavra, pão, óleo, as, água.

Deus para nos fortificar, serve-se das obras de suas mãos (água, luz, terra) visto que carregam dentro de si forças vitais para o ser humano. Todo sacramento proporciona vida para o ser humano. Por isso, muitos procuram o batismo, a crisma, a eucaristia, o matrimônio, a unção, o perdão e a ordem. Os sacramentos são tão ativos que quem os recebe não continua o mesmo. É revigorado, renovado, fortalecido, curado e se torna mais fogoso, aberto para a vida, energizado, pronto para enfrentar o dia-a-dia.

Os sacramentos são-nos dados como nutrientes para a nossa vida espiritual e material.

Deus é fonte todos os bens que o ser humano precisa e o satisfazem. Deus concede graças e bênçãos ao ser humano e, ele, por sua vez, jura fidelidade, lealdade e presta um serviço para a criança (educá-la e inseri-la na comunidade dos crentes) e para si mesma, um compromisso para a vida toda no mundo dos humanos, na observância dos preceitos que jurou.

Portanto, nos sacramentos Deus se apossa dos elementos naturas (água, óleo, sal, farinha, um abraço, um beijo...) que são sensíveis aos nossos sentidos e transmite o seu carinho, seu afeto, sua bondade, suas bênçãos e graças. Jesus deixou-nos os sacramentos para que não nos faltasse esse contato direto com ele e com a Trindade: Batismo, Reconciliação (Perdão), Eucaristia, Confirmação, Matrimônio, Ordem e Unção dos Enfermos.

Sacramento significa que Deus está sempre presente em todos os momentos de nossas vidas. “Eu estarei sempre com vocês até ao fim dos tempos”. (Mt.28,20)

As coisas são sagradas. Os bens criados têm um toque divino, a mão divina. São repletos de santos, sagrados, pois carregam o poder de Deus, estão cheios da graça de Deus, da força de Deus. Em tudo que Deus criou tem a sua marca, o seu sinal. Na água, na luz, no óleo, no sal.

O ser humano é sagrado por ser criado à imagem e semelhança de Deus. Nos sacramentos existe vida em abundância, vida em plenitude. O Próprio Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida em abundância”. Jesus é sacramento de Deus.

Sacramentos: Fé na criação de Deus. Por isso, nós professamos: -“Creio em Deus Pai todo poderoso. Criador do céu e da terra das coisas visíveis e invisíveis....”

O Sagrado nas coisas do mundo. Deus deixou sua marca, suas digitais nas coisas que criou. A criação de Deus está cheia de suas bênçãos, seu toque divino.

Portanto, envolvamo-nos em cada sacramento.

Kaendangongo
Enviado por Kaendangongo em 06/06/2011
Código do texto: T3017625
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.