I L U S Ã O - Texto I I
PALAVRAS DE VIDA
Pastor Serafim Isidoro.
I L U S Ã O - ( Texto II )
Em nosso artigo publicado semana passada com este mesmo título, faltou o texto bíblico que sempre abre nossas considerações, em razão da falta de espaço já que a matéria era um pouco extensa. Entretanto, nos reportaremos ao mesmo tema usando as palavras do Senhor que dissera: “Nem todo o que diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus”. – Mt. 7.21.
Definido teologicamente naquele artigo o que seja o reino vindouro, o reino dos céus, o milênio, resta-nos considerar o que o Mestre disse acerca da ilusão de alguns, senão de muitos, de que seja fácil penetrar no Boulê – plano – de Deus para a salvação do ser humano.
Apesar da sua simplicidade o evangelho que é graça, favor imerecido, boas novas anunciadas a todas as gentes, continuará sempre sendo uma porta estreita e um caminho apertado em razão de nossa constituição espiritual pecaminosa desde a queda de Adão, o protótipo da raça humana. Pecar, transgredir as leis estabelecidas, tornou-se comum à maioria dos viventes.
Como se crê na bondade divina e na grande misericórdia de Jesus julga-se poder alcançar o reino dos céus apenas com palavras ou, como modernamente é dito, com louvores a Deus, seja com cânticos, com palavras ou com palmas. Seria como que engodar a divindade, enganando nossa própria consciência. No passado, Deus dissera: “Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim”. – Não eram palavras equivalentes às suas ações. Pelo fruto conhece-se a arvore.
Assusta-nos a leitura do evangelho escrito por João, o apóstolo, quando da declaração de que muitos, vendo os sinais que o Senhor Jesus fazia, creram no Seu nome, mas que o próprio Jesus não se confiava a eles, sabendo o que estava nos seus corações. Os manuscritos greco-koinê, traduzidos livremente nesta porção trazem: outós dé Iêsous ouk epísteuein autón autóis diá tó autón ginôskein pántas – “Este Jesus não cria neles porque a todos conhecia”.
Jesus faz a diferença. A hipocrisia humana fica desmascarada perante os ditames do Mestre, que estão exarados nas sagradas escrituras do Novo Testamento, que é a Nova Aliança feita para os gentios, os incircuncisos, para todas as gentes. A maioria das pessoas não faz prioridade da leitura e da observância desses livros do Novo Testamento, preferindo as histórias, os mandamentos e as prescrições do Velho Testamento. Daí a ilusão de que Deus será enganado pelas fórmulas religiosas que, diga-se de passagem, estão cada vez mais atrativas e modernizadas ao bel-prazer dos incautos.
Nunca houve tantos atrás de crendices, de simpatias, de sincretismos religiosos, como em nossos dias. A onda das indulgências, camufladamente está voltando. Dissera o Mestre que: “Se alguém guardar a minha palavra, meu Pai o amará; e viremos para ele e nele faremos morada”. E que: Deus é espírito e importa que os Seus adoradores O adorem em espírito e em verdade.
Só Jesus.
___________________________
O Pr. Th. D. Honoris Teologia, D.D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br