O pioneirismo brasileiro

Um dos grandes desafios da sociedade moderna é a obtenção de fonte renováveis de energia conciliado à preservação ambiental, graças a essa nova tendência o cenário mundial começou a voltar seus olhos para os biocombutíveis.

A produção de biodiesel, a partir da palma de dendê, trará inúmeras vantagens para o Brasil e principalmente para os estados pertencentes a Amazônia Legal, além de diminuir o monopólio das regiões sul e sudeste do plano econômico brasileiro.

A plantação de dendê se adapta perfeitamente ao clima dessa região e sua produção é bem menos poluente do que a maioria dos combustíveis fósseis, além de promover a recuperação de áreas degradadas, atendendo ao contexto de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

No campo social,o dendê é muito importante para as famílias ribeirinhas, segundo dados do Ministério Do Meio Ambiente, a plantação desse gênero agrícola, houve o aumento de 900% na renda dessas pessoas, e também promove a capacitação local que culminaria, a cada ano, um número expressivo de agricultores especializados.

A implementação de empresas como a Petrobrás, poderá trazer melhorias na infra-estrutura das cidades, nas redes de transporte, comunicação, informação, até mesmo na saúde e educação. A Amazônia poderá voltar as épocas áureas do ciclo da borracha, de prosperidade econômica, uma nova Belle Époque do século XXI.

Os biocombustíveis ainda têm um longo caminho de crescimento, pelo fato de ser renovável, rentável e agredir menos o meio ambiente, com isso chegaremos a um status de poder no futuro, o desenvolvimento sustentável.

Aluno do prof Ruy Navega

Ianxd
Enviado por Ianxd em 29/05/2011
Código do texto: T3001357