MEU VELHO CAMINHÃO
Suponhamos que você é um caminhoneiro, trabalha incansavelmente e sem parar.
Você não tem tempo para fazer revisões no caminhão, pois tempo é dinheiro, e o caminhão parado não rende.
Você fica anos adiando tudo, pois não pode parar. Às vezes o caminhão da um probleminha, decorrente de algum desgaste e você tenta resolver de forma rápida, apenas para quebrar o galho e continua trabalhando.
Os pneus já não são mais os mesmos, estão meio gastos, furam mais que antes. Um policial para você e você tenta resolver com uma conversinha (que pode não dar certo e ainda piorar) e assim vai trabalhando, achando que não perde tempo por isso não perde cargas.
Mais alguns anos e o caminhão desregulado já começa a queimar mais óleo, polui mais, e mesmo assim você não pode parar, não há tempo a perder, mesmo gastando mais combustível e correndo riscos de multas.
O caminhão começa a quebrar com mais freqüência, tornando o trabalho complicado e você já começa a ter prejuízos em razão dos problemas; multas, guincho, consertos de ultima hora.
Qual a solução?
Nesse momento você tem que fazer como a águia, que se isola e para de voar por algum tempo renovando sua plumagem, garras e etc. para voltar com mais forças e mais resistência.
Esse é o caso do caminhão. Os lucros já não são mais os mesmos, o caminhão quebra muito, dá prejuízo, é hora de fazer uma reforma geral nele, revisar tudo, trocar pneus e peças desgastadas.
Você sabe que se continuar assim poderá ter toda sorte de problemas, ter seu caminhão apreendido, quebrar com mais freqüência ainda e até se envolver num acidente em razão do mau estado do seu caminhão.
É hora que fazer uma pausa, voltar pronto para uma segunda etapa. É hora de reformar o caminhão e voltar com força total, despreocupado e seguro.
Mas para isso você terá que parar alguns dias, não fazer fretes, não transportar nada. Além de ter que gastar muito não poderá trabalhar, ou seja, durante esse período você até gasta o que não tem.
Muitos morrem na estrada porque não queriam parar, parar pra dormir, para arrumar o caminhão, pra trocar pneus.
Essa pode ser a mesma história de um departamento de vendas deteriorado, que necessita de manutenção, que precisa de reparos, de ajustes. Mas isso leva tempo, assim como para consertar o caminhão e nem sempre queremos parar.
Também pode ser que o caminhão esteja muito ruim, e mesmo que conserte não ficará bom, ai você terá que perder tempo procurando outro caminhão novo ou menos usado (trocar funcionários).
Essa pode ser a realidade de um departamento de vendas desgastado e limitado as suas próprias verdades, seus conceitos e paradigmas, as quais impedem o crescimento e o aprimoramento.
Assim como o caminhão estava ruim e já não corria tanto e ainda puxava pra esquerda, pode ser a mesma coisa no departamento de vendas. O departamento pode estar fraco, puxando para o lado errado (para baixo).
Não tem jeito, é hora de decidir: ou você deixa de der caminhoneiro ou arruma o caminhão. Se não der pra arrumar é necessário começar a procurar um melhor e encontrar uma forma de comprá-lo.
Claro que durante esse processo todo, você pode perder cargas (vendas) mas se não souber o momento de renovar pode ser tarde demais, pode aparecer um outro caminhoneiro e pegar seus fretes.
É preciso avaliar com cuidado o que é melhor: Se trocar o caminhão ou reformá-lo.
Será que seu departamento de vendas (televendas) pode ser consertado ?
Será que vale a pena tentar consertá-lo ?
O que é melhor trocar o caminhão inteiro (novos profissionais de vendas), ou trocar as peças (dar treinamentos periódicos, reciclar, etc).
Mas uma coisa é certa, continuar rodando com o mesmo caminhão, no estado que está, o resultado só tenderá a piorar.
Suponhamos que você é um caminhoneiro, trabalha incansavelmente e sem parar.
Você não tem tempo para fazer revisões no caminhão, pois tempo é dinheiro, e o caminhão parado não rende.
Você fica anos adiando tudo, pois não pode parar. Às vezes o caminhão da um probleminha, decorrente de algum desgaste e você tenta resolver de forma rápida, apenas para quebrar o galho e continua trabalhando.
Os pneus já não são mais os mesmos, estão meio gastos, furam mais que antes. Um policial para você e você tenta resolver com uma conversinha (que pode não dar certo e ainda piorar) e assim vai trabalhando, achando que não perde tempo por isso não perde cargas.
Mais alguns anos e o caminhão desregulado já começa a queimar mais óleo, polui mais, e mesmo assim você não pode parar, não há tempo a perder, mesmo gastando mais combustível e correndo riscos de multas.
O caminhão começa a quebrar com mais freqüência, tornando o trabalho complicado e você já começa a ter prejuízos em razão dos problemas; multas, guincho, consertos de ultima hora.
Qual a solução?
Nesse momento você tem que fazer como a águia, que se isola e para de voar por algum tempo renovando sua plumagem, garras e etc. para voltar com mais forças e mais resistência.
Esse é o caso do caminhão. Os lucros já não são mais os mesmos, o caminhão quebra muito, dá prejuízo, é hora de fazer uma reforma geral nele, revisar tudo, trocar pneus e peças desgastadas.
Você sabe que se continuar assim poderá ter toda sorte de problemas, ter seu caminhão apreendido, quebrar com mais freqüência ainda e até se envolver num acidente em razão do mau estado do seu caminhão.
É hora que fazer uma pausa, voltar pronto para uma segunda etapa. É hora de reformar o caminhão e voltar com força total, despreocupado e seguro.
Mas para isso você terá que parar alguns dias, não fazer fretes, não transportar nada. Além de ter que gastar muito não poderá trabalhar, ou seja, durante esse período você até gasta o que não tem.
Muitos morrem na estrada porque não queriam parar, parar pra dormir, para arrumar o caminhão, pra trocar pneus.
Essa pode ser a mesma história de um departamento de vendas deteriorado, que necessita de manutenção, que precisa de reparos, de ajustes. Mas isso leva tempo, assim como para consertar o caminhão e nem sempre queremos parar.
Também pode ser que o caminhão esteja muito ruim, e mesmo que conserte não ficará bom, ai você terá que perder tempo procurando outro caminhão novo ou menos usado (trocar funcionários).
Essa pode ser a realidade de um departamento de vendas desgastado e limitado as suas próprias verdades, seus conceitos e paradigmas, as quais impedem o crescimento e o aprimoramento.
Assim como o caminhão estava ruim e já não corria tanto e ainda puxava pra esquerda, pode ser a mesma coisa no departamento de vendas. O departamento pode estar fraco, puxando para o lado errado (para baixo).
Não tem jeito, é hora de decidir: ou você deixa de der caminhoneiro ou arruma o caminhão. Se não der pra arrumar é necessário começar a procurar um melhor e encontrar uma forma de comprá-lo.
Claro que durante esse processo todo, você pode perder cargas (vendas) mas se não souber o momento de renovar pode ser tarde demais, pode aparecer um outro caminhoneiro e pegar seus fretes.
É preciso avaliar com cuidado o que é melhor: Se trocar o caminhão ou reformá-lo.
Será que seu departamento de vendas (televendas) pode ser consertado ?
Será que vale a pena tentar consertá-lo ?
O que é melhor trocar o caminhão inteiro (novos profissionais de vendas), ou trocar as peças (dar treinamentos periódicos, reciclar, etc).
Mas uma coisa é certa, continuar rodando com o mesmo caminhão, no estado que está, o resultado só tenderá a piorar.