CONFIAR EM SI MESMO
Sinônimos de Confiar - crer, acreditar.
Frases comuns:
“Ver pra crer”.
“Quero confiar mas não sei como”.
“Acredito, mas não está dando certo”.
“Rezo, mas nada acontece”.
"Tento e vamos ver no que dá".
“Quero mudar mas não consigo”.
Vejamos:
Frases como as descritas acima refletem dúvidas. Pois estou afirmando que Não consigo, ou seja, não confio em mim mesmo, muito menos em Deus. Está além de mim, além das minhas forças, confiar em mim mesmo. Ralph Waldo Emerson, filósofo americano, escreveu: “A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do êxito”. Entendo que, batalhando e confiando no meu projeto, desobstruindo eventuais obstáculos, solucionando problemas imprevistos, serei bem sucedida.
Na bíblia, encontramos outro belo exemplo de confiança em Mc 10.46-52 - Chegaram a Jericó. Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. Na beira do caminho havia um cego que se chamava Bartimeu, o filho de Timeu; estava sentado, pedindo esmolas. Quando ouviu dizer que era Jesus Nazareno que estava passando, o cego começou a gritar: «Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!» Muitos o repreenderam e mandaram que ficasse quieto. Mas ele gritava mais ainda: «Filho de Davi, tem piedade de mim!» Então Jesus parou e disse: «Chamem o cego.» Eles chamaram o cego e disseram: «Coragem, levante-se, porque Jesus está chamando você.» O cego largou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. Então Jesus lhe perguntou: «O que você quer que eu faça por você?» O cego respondeu: «Mestre, eu quero ver de novo.» Jesus disse: «Pode ir, a sua fé curou você.» No mesmo instante o cego começou a ver de novo e seguia Jesus pelo caminho.
Bartimeu, o mendigo cego, gritou, mesmo com o povo exigindo que calasse a boca. Aos olhos do povo, ele estava perturbando . Não deu ouvidos ao povo e com toda a confiança em si mesmo, continuou gritando para ser curado. E foi atendido. E nós, com o povo contra, teríamos essa certeza de êxito? Ou diríamos: “Está além das MINHAS forças” e desistiríamos?
Não é minha força que vai vencer e sim, a força de Deus colocada em cada um que pede confiança, amor, sabedoria....... ninguém duvide disso. Porque Deus ouve nosso clamor e nos dá o ingrediente para agirmos. Para fazermos a nossa parte. À medida que trabalhamos em nosso projeto surge um livro explicativo, uma pessoa a nos motivar, ou outra atitude a nos iluminar e orientar e nos perguntamos: De onde surgiu? A sociedade nos afasta, desmotivando por julgar-nos incompetentes. Mas se gritarmos para Jesus, certamente ELE nos ouvirá e atenderá e agirá como fez com Bartimeu. Diante de todos que o advertiam, que o gingavam, Jesus disse: “Chamem o cego”. Nossa! Com que alegria Bartimeu aceitou esse convite. O que não deve ter passado na cabeça de Bartimeu. Certamente, já se sentiu curado. Tanto que se levantou, jogou fora sua capa que, por certo, estava atrapalhando, (ser cego já é uma dificuldade andar) e foi ao encontro do grande mestre.
Como Bartimeu, diante de Jesus, nós, diante das palavras de Jesus ou outros grandes mestres. Estamos prontos para jogar fora o que nos pesa? Aquela capa, outrora protetora, consigo me desfazer dela para fazer mudanças necessárias em minha vida? Podemos ser todos Bartimeus. Estamos todos cegos com pesadas capas, clamando por ajuda. Cada qual com suas dificuldades.
Citando um exemplo:
Um ladrão quando vai roubar, acredita, confia que vai conseguir. Ele tem confiança. Infelizmente, sua auto-confiança é para roubar, matar, e destruir. Então, porque não podemos usar nossa inteligência e confiar naquilo que queremos projetar para construir? Essa mesma confiança do ladrão para realizar maldades, nós devemos ter para construir, elevar nossa dignidade, para nosso bem e de nossa família. Assim sendo, teremos e conseguiremos em dobro se agirmos, acreditando e confiando em nós mesmos. Deus nos dá essa dádiva. Não é da noite para o dia, mas gradualmente, à medida da evolução do nosso eu, colocado a trabalho dos nossos sonhos que enfim, serão realizados.
Se Noé não confiasse tanto em si mesmo, não teria construído a arca para salvar espécimes durante o dilúvio.
Moisés é outro exemplo de confiança em Deus e em si mesmo.
Beethoven, grande exemplo contemporâneo, se não confiasse em si mesmo, não teria composto a Nona Sinfonia, já completamente surdo.
E assim, inúmeros seres humanos, superaram suas dificuldades, porque confiaram em em grandes mestres e em si mesmos.