SOBRE A TURMA DA HORA - Parte 1/4 ...
A questão do adolescente e do ato infracional, passa pela compreensão de quem seja um e o que seja o outro – implicação cotidiana, fazendo com que a sociedade seja beneficiada com pessoas saudáveis, enquanto se evita que o adolescente seja culpado e vítima ao mesmo tempo.
Por causa de princípios, conceitos e valores distorcidos, ao longo do tempo, germinou em nosso meio, a triste idéia que o adolescente de hoje será o marginal do amanhã; Ao invés de entender que jamais o problema seria menor aplicando o mesmo padrão de justiça usado com adultos.
Certamente, não se deve dizer que, nada está sendo feito no combate aos atos infracionais, apenas o modelo de sociedade em vigência, assim como em outros tempos, é excludente deixando a criança e o adolescente numa situação delicada... Por um lado lhe dizem que ainda não tem idade pra determinadas coisas; Ao mesmo tempo se exige de crianças e adolescentes, um comportamento que o adulto (geralmente) não tem.
Nossa abordagem da questão, não apresenta uma saída que acabe com a falta de disciplina; Mas, poderá amenizar os altos índices de violência doméstica e urbana de que temos sido vítimas, independente de tempo e de lugar.
Obs: em 04/05/2011, 19:40, resolvemos mudar o título do artigo de: SOBRE A GERAÇÃO DO FUTURO - 1/5, para: SOBRE A TURMA DA HORA - 1/4.