Cristo é nossa páscoa ...
I Co. 5:7
Porque Cristo é a nossa páscoa?
1- Ele tem a preeminência em nossa vida Ex. 12:1, 2
Páscoa, na língua hebraica é pessach (se lê pessar), que significa passagem ou passar por cima.
E esta idéia esta implícita em versos que referendam a esta festa em Ex 12.11,23, 27. A páscoa celebrava-se com a morte de um cordeiro no dia 14 de Abibe (cf. Êx13. 4). Abibe significa espigas verdes e corresponde ao primeiro mês do calendário hebraico. Durante o exílio, este nome foi substituído pelo nome babilônico Nisã, que significa, começo, abertura. Em nosso calendário este mês corresponde a março-abril. Neste estudo, estudaremos acerca do significado da páscoa.
2- Exige responsabilidade pessoal Ex. 12:3a
...tome cada um para si um cordeiro...
3- Páscoa é inclusão Ex.12:3
Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Nos dias do segundo templo, todos os israelitas, inclusive as mulheres, que viviam dentro de um raio de 31 dias de jornada de Jerusalém (cerca de 1.500 km) vinham participar da festa. A população em Jerusalém aumentava drasticamente, passando de cerca de 50 mil habitantes para pelo menos 200 mil, Flávio Josefo (um historiador judeu da época de Jesus) chega a falar de uma multidão de 3 milhões de peregrinos na cidade (Guerra dos Judeus, ii.14.3; vi.9.3).
Muitos desses peregrinos eram hospedados gratuitamente pelos habitantes da cidade em suas casas, pois Jerusalém era considerada a propriedade comum de todos os judeus do mundo. Em gratidão, os peregrinos normalmente deixavam as peles dos animais sacrificados como um presente para os seus hóspedes. Uma grande multidão procurava abrigo nas cidades e vilarejos vizinhos de Jerusalém, ou acampavam nos campos ao redor da cidade.
4- A Páscoa significa libertação.
A Páscoa surge como a festa que marcava o fim da opressão escravizadora de Faraó sobre o povo hebreu. A profecia a Abraão revelava que seus descendentes ficariam sob o domínio de uma terra estranha por 400 anos, mas que depois eles seriam libertados e sairiam com grande riqueza (cf. Gn 15: 13,14). E isto de fato ocorreu, mas não antes que esta festa fosse celebrada. E um pequeno detalhe, se esta festa era a festa da libertação, porque então ela foi celebrada antes da libertação propriamente dita?
5- A Páscoa significa também salvação da família Êx 12:3.
“... Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro... para cada casa". Observem que a promessa de Deus era que por meio do sacrifício de um cordeiro cada casa era salva do destruidor. Faraó havia dito ao povo hebreu que eles podiam ir, mas sem os seus filhos (cf. Ex 10:8-11).
7- A Páscoa é pureza.
O cordeiro pascoal era separado no décimo dia de Abibe (abril) e examinado minuciosamente antes do seu sacrifício no dia 14 de Abibe, pois o cordeiro tinha que ser "... imaculado".