A MUSICA RURAL PRECISA ENCOLHER PARA CRESCER NO CORAÇÃO DO CABOCLO

Encontrei a identidade da musica rural há muitos anos quando troquei uma bicicleta Monark por um rádio Motorádio de seis faixas. e passei a ouvir o extinto programa LINHA SERTANEJA CLASSE A com o Zé Béttio e Zé Russo numa cidade do interior de Minas depois de preferências pela musica popular que também não perco o tato mas ao música rural está diretamente ligada ao povo da terra e tem penetração nos mais diversos recantos grotas, nas casinha de morros que você só vê quando vai lá e não dá margem para outro gênero não deixando de citar em suas canções sobre esses mesmas pessoas e seu jeito de viver com tradição secular.

O próprio rádio que levou essa alegria em suas ondas está mudando o curso e misturando urbanidades que faz o homem do campo familiarizar com coisas dispensáveis da cidade e abandonar suas raízes em nome de um progresso que não é sempre que vira realidade quando ocorre o êxodo. Se observarmos a convivência do povo das fazendas e regiões rurais iremos ver que o mundo por lá gira hoje em torno de costumes exageradamente urbanos e apenas aqueles que têm a antiga identidade com suas origens entendem que a invasão de outros gêneros vai além de dar uma opção a mais. Ela anula tudo àquilo que se tinha de próprio porque a ligação do homem com o lugar era a vertente do conteúdo das canções caipiras que sendo rural ubanizou e foi mudado para o nome de sertanejo, um estilo que na verdade usa músicas conhecidas e tradicionais para fins meramente comerciais. O gênero virou um produto e tem que ser vendido do Oiapoque ao Chui e por isso não é mais uma exclusividade do homem do campo que além de ver o gênero descaracterizado está obrigado a engolir a idéias de ter seus artistas antes porta-vozes do estilo interiorano e da terra substituídos por interpretes comuns que não sabem sequer para que lado fica o meio rural e nem quer saber e seus nascidos no campo descendentes também vão olhando os pais com estranheza distanciando da raiz e condição de vida local. Daí a necessidade de voltar para a rádio local, pequenos festivais regionais usando os artistas locais com hábitos locais, a musica rural precisa mesmo ser regional para segurar as tradições de seu povo no próprio seio da comunidade do campo que precisa manter as coisas próprias sabendo que é uma das maneiras de evitar o êxodo que afasta as famílias fazendo o filho viver mal e longe de casa como repete nas canções frequentemente cantadas a musica rural ganhou o mundo mas precisa voltar para a roça, de onde nunca deveria ter saído para voltar com traços de uma modernidade que nada tem de identidade com o gênero preferido do povo das distantes localidades que ainda a aprecia e cultiva com a alma.

Pacomolina
Enviado por Pacomolina em 17/04/2011
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