"DESARME-SE! DESARME SEU ESPÍRITO!"
Desarme-se! Desarme seu espírito!
O que leva uma pessoa decente, um cidadão de bem, a querer ter a posse de uma arma de fogo? Mesmo legalizada, pra quê? Muitos dirão que, a princípio, seria para utilizá-la em sua defesa pessoal, para preservação de seu patrimônio ou para proteger sua família. Arma de fogo na mão de uma pessoa desequilibrada, perigo de morte a vista. Arma de fogo na posse de uma pessoa equilibrada, perigo de morte a prazo. Considerando que, a única razão de ser, da existência, de uma arma é a de ferir, aleijar ou matar. Arma como instrumento de ataque e defesa, decididamente, um instrumento perigosíssimo. A essência da violência é diretamente proporcional ao número de armas de fogo em circulação, legalizadas ou não, nas mãos da população civil ou em poder da bandidagem.
Notícias publicadas nos jornais mostram um quadro bastante preocupante, pela quantidade de armas de fogo em poder da população brasileira; são 14 milhões de armas em mãos de civis, das quais, 7,6 milhões são consideradas ilegais. Levantamentos indicam, também, que 60% das armas apreendidas na ilegalidade foram roubadas de residências.
A partir dessa imensa tragédia que ocorreu em Realengo, o governo brasileiro já se mobiliza para realizar uma nova campanha de desarmamento de armas de fogo em poder da população, da mesma forma que, pretende apresentar algumas medidas efetivas para se controlar mais adequadamente as armas legalizadas. Segundo um estudo feito através de uma tese de doutorado, para cada 18 armas apreendidas, uma vida é salva. A redução do número de armas em circulação no Brasil depois daquela campanha de desarmamento, ocorrida entre 2004/2005, fez com que mais de cinco mil vidas fossem poupadas. Querem mais, pois bem, 80% dos homicídios ocorridos dentro das casas são cometidos por familiares ou pessoas próximas, portadoras de armas de fogo. Portanto, meus amigos, menos armas em circulação, menor o risco de assassinatos e tragédias domésticas. Armas e violência são as duas faces de uma mesma moeda. Armas, sua adoção será sempre mais nociva do que benéfica.
Torno a repetir; o que leva uma pessoa de bem a querer portar uma arma de fogo? Mesmo legalizada, pra quê? Só no cinema o mocinho consegue reagir, matar o bandido e ainda ficar com a mocinha no final. Você que é um ferrenho defensor do porte e do uso de uma arma de fogo, faça uma autorreflexão e desarme seu espírito.