COMPREENDENDO O QUE ESTÁ ESCRITO (?!) 15 – Primeira Parte ...
O QUE DEUS ESPERA (de nós).
Está escrito:
Então partiram dali aqueles homens e foram para Sodoma; porém ABRAÃO permaneceu ainda na presença do SENHOR.
E, aproximando–se a ELE, disse: Destruiras o justo como o ímpio?
SE houver, porventura, cinquenta justos na cidade, destruiras ainda assim e não pouparás p lugar por amor dos cinquenta justos que nela se encontram?
Longe de TI o fazeres tal cousa, matares o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio. Longe de TI. Não fará justiça o Juiz de toda a terra?
Então, disse o SENHOR: Se EU achar em Sodoma cinquenta justos dentro da cidade, pouparei a cidade toda por amor deles.
Disse mais ABRAÃO: Eis que me atrevo a falar ao SENHOR, eu que sou pó e cinza.
Na hipótese de faltarem cinco para cinquenta justos, destruirás por isso toda a cidade? ELE (DEUS) respondeu: Não a destruirei se EU achar ali quarenta e cinco justos.
Disse–LHE ainda mais ABRAÃO: E se, porventura, houver ali quarenta? Respondeu (DEUS): Não O farei por amor dos quarenta.
Insistiu: Não se ire o SENHOR, falarei ainda: Se houver porventura, ali trinta? Respondeu o SENHOR: Não O farei se EU encontrar ali trinta.
Continuou ABRAÃO: Eis que me atrevi a falar ao SENHOR: Se, porventura, houver ali vinte? Respondeu o SENHOR: Não a destruirei por amor dos vinte.
Disse ainda ABRAÃO: Não se ire o SENHOR, se lhe falo somente Mais esta vez: Se, porventura, houver ali dez? Respondeu O SENHOR: Não a destruirei por amor dos dez.
Tendo cessado de falar a ABRAÃO voltou para o seu lugar.
(Gênesis 18:22–33).
Inicialmente, diremos que foi feita uma pequena alteração no título da série:
ANTES: COMPREENDES O QUE ESTÁ ESCRITO...
AGORA: COMPREENDENDO O QUE ESTÁ ESCRITO...
Em segundo lugar, é possível dizer o que DEUS ESPERA DE NÓS...
Certamente ELE espera que tenhamos um caráter parecido com o DELE...
Em terceiro lugar, para ter um caráter parecido com o de DEUS, é preciso mudar a maneira de ser, a começar da forma como estamos acostumados a considerar DEUS... POR ISSO, precisamos olhar pra o relacionamento entre DEUS e SEUS servos no passado...