O inimigo mora ao lado.
É aterrorizante saber que apesar da comoção geral que deixou o país totalmente perplexo, isto poderá de novo acontecer.
Não estou sendo pessimista, quem dera eu pudesse e tivesse motivos para pensar ao contrario, que fatos como o que houve, de tamanha atrocidade nunca mais veria à tona nos anais da nossa historia. Mas tenho dentro de mim que o que mais acontece se não me falha a memória, é o gosto macabro de certos indivíduos de ter o prazer de copiar tudo que se diz que é errado, e isto me leva a pensar que o mal só se repete quando o castigo para o primeiro erro não foi devidamente aplicado.
Nenhum país do mundo pode se vangloriar de ser o mais avançado enquanto houver dentro do seu território elementos que ignoram completamente o que significa a vida, mas para isto eles teriam que morrer e nascer de novo.
Não adianta, portanto tanta tecnologia se não há o prazer e a liberdade de podermos passear livres pelos campos e apreciar as flores, de deixar nossas portas abertas, de olhar um vizinho sem sentirmos ameaçados, de colocarmos nossos filhos nas escolas e vê-los no futuro diplomados.
Se me perguntarem que mundo é este eu diria que é o melhor, só que algo deve ser feito para expulsar o que tem de pior, e o pior tem sido a nossa própria maneira de pensar, que fatos como este que se deu só acontece em determinado lugar, e ai ninguém se previne, apenas se comove com a dor alheia e como tudo tem sido, com o tempo vai parar no esquecimento. Ate que um novo dia, um novo momento, em um ponto qualquer, algo igual ou pior se repete, e de novo ficaremos abismados, pois ainda, apesar de tudo, não acreditamos que o inimigo mora ao lado. E assim o mundo vai ficando cada vez mais molhado, porque depois de Deus, as lagrimas são os últimos refúgios dos desconsolados.