COMPREENDES O QUE ESTÁ ESCRITO – 13 – Por que essa Série (?!) ...

Está escrito:

Quando atingiu ABRÃO a idade de NOVENTA E NOVE ANOS, apareceu–lhe o SENHOR e disse–lhe: EU SOU o DEUS Todo–Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.

FAREI uma aliança entre MIM e ti e te multiplicarei extraordinariamente.

Prostrou–se Abrão rosto em terra, e DEUS LHE FALOU:

Quanto a MIM, será contigo a MINHA ALIANÇA; serás pai de numerosas nações.

ABRÃO já não será o teu nome, e sim ABRAÃO; porque por pai de numerosas nações te constitui.

FAR–TE–EI fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti.

Estabelecerei a minha aliança entre MIM e ti e a sua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o TEU DEUS e da tua descendência.

DAR–TE–EI e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu DEUS.

(Gênesis 17:1 –8).

Por que a série COMPREENDES O QUE ESTÁ ESCRITO????????????

Há muito tempo tenho falado que o ser humano está mergulhado num conjunto de crises, começando pela crise de identidade (que lhe impede de saber quem é), crise intelectual (que lhe impede de pensar com racionalidade), crise ética, crise moral, etc...

ASSIM, a série COMPREENDES O QUE ESTÁ ESCRITO, a partir do exemplo de vida de ABRAÃO, tem por objetivo, levar o ser humano a superar suas crises, e, certamente, obtendo êxito na sua busca de um futuro menos desumano...

Fiz opção pelo exemplo de vida de ABRAÃO, considerando sua capacidade de obediência e intimidade com DEUS... Um dos melhores exemplos do que estou dizendo, está no texto abaixo:

Quando atingiu ABRÃO a idade de noventa e nove anos, apareceu–lhe o SENHOR e disse–lhe: EU SOU o DEUS Todo–Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito (Gênesis 17:1).

CONSIDERAÇÕES:

PRIMEIRA – ABRAÃO estava em idade considerável, quando DEUS lhe disse: anda na minha presença e sê perfeito!!!

Quando atingiu ABRÃO a idade de NOVENTA E NOVE ANOS, apareceu–lhe o SENHOR e disse–lhe: EU SOU o DEUS Todo–Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito (Gênesis 17:1); numa demonstração que o ensino e busca pelo alvo correto deve ser a vida toda.

SEGUNDA – A idéia da Aliança estava no coração de DEUS. ABRAÃO ainda não tinha nenhum descente que fosse filho dele e da esposa SARA.

FAREI uma aliança entre MIM e ti e te multiplicarei extraordinariamente (Gênesis 17:2).

TERCEIRA – DEUS mudou o nome de ABRAÃO (na época o nome da pessoa tinha um valor que atualmente não consideramos)... Jamais, encontramos a idéia que alguma atitude partia de ABRAÃO. SEMPRE (e todas as idéias) partem de DEUS.

ABRÃO já não será o teu nome, e sim ABRAÃO; porque por pai de numerosas nações te constitui (Gênesis 17:5).

QUARTA – Aquilo que é concedido por DEUS, tem por objetivo, SEUS propósitos mais elevados (geralmente desconhecidos pelo ser humano)... ISSO coloca por terra a idéia que DEUS dará sempre que o ser humano pedir (as vezes contrariando outros propósitos de DEUS).

DAR–TE–EI e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu DEUS (Gênesis 17:8).

QUINTA (e última) – Quando se considera a BÍBLIA como um todo, com a revelação de DEUS, é possível ver um sentido muito maior que o imaginado. PENSE sobre o Salmos 138:8...

O que a mim me concerne (diz respeito) o SENHOR levará a bom termo (resultado); a TUA misericórdia, ó SENHOR, dura para sempre; NÃO DESAMPARES AS OBRAS DAS TUAS MÃOS.

Em resumo, conforme o Salmos 138:8, DEUS cuida de nós (como um pai), porque somos obra das SUAS mãos (e porque é misericordioso), não porque o ser humano faça algum negócio com ELE...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 07/04/2011
Código do texto: T2894037
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.