COMPREENDES O QUE ESTÁ ESCRITO – 12 – Levar DEUS A Sério (2ª Parte) ...
Está escrito:
Apareceu o SENHOR a Abrão e LHE disse: Darei à tua descendência esta terra.
Ali edificou Abrão um altar ao SENHOR, que lhe aparecera.
Passando dali para o monte ao oriente de Betel, armou a sua tenda, ficando Betel ao ocidente e Ai ao oriente; ali edificou um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR.
Depois, seguiu Abrão dali, indo sempre para o Neguebe.
(Gênesis 12: 7–9).
Continuando com a série, estou postando a 2ª parte do texto iniciado ontem...
No texto anterior (sobre o assunto), dissemos que: O texto acima, transcrito da Bíblia, nos fala sobre Abraão recebendo uma promessa de DEUS... A interpretação, do que está escrito, sem a sabedoria divina, faz com que sua aplicação se dê (de forma) indiscriminada (de qualquer jeito)... Por exemplo: A pessoa lê o texto e acha que a única aplicação do mesmo, seria que DEUS também está lhe dando a promessa de uma herança – Afinal, entre tantas páginas, a BÍBLIA foi aberta exatamente na folha onde (o texto) estava escrito...
Daí, não se pensa em outra coisa, nem na vontade de DEUS, no sentido que cada servo seja obediente como o foi Abraão...
Este princípio de interpretação, muito comum em nossos dias, leva o ser humano a colocar palavras (que DEUS não disse) na boca do SENHOR e, depois ficar culpando DEUS por não cumprir o que teria dito (entre aspas)...
Conforme dissemos no texto anterior (desta série), irei transcrever o texto 2 Reis 5:9–16, sobre a História do sírio Naamã, que demonstra uma falha na fé, semelhante a uma das falhas doutrinárias apresentadas pela igreja dos nossos dias...
Está escrito:
Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e os seus carros e parou à porta da casa de Eliseu.
Então. Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava–te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo.
Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: PENSAVA EU QUE ELE SAIRIA A TER COMIGO, PÔR–SE–IA DE PÉ, INVOCARIA O NOME DO SENHOR, SEU DEUS, MOVERIA A MÃO SOBRE O LUGAR DA LKEPRA E RESTAURARIA O LEPROSO.
Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar – me neles e ficar limpo? E voltou–se e se foi com indignação.
Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava–te e ficarás limpo.
Então, desceu (Naamã) e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de DEUS; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo.
Voltou ao homem de DEUS, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs–se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há DEUS, senão em Israel; agora, pois, te peço aceites um presente do teu servo.
Porém ele disse: Tão certo como vive o SENHOR, em cuja presença estou, não o aceitarei. Instou com ele para que o aceitasse, mas ele recusou.
(2 Reis 5:9–16).
Evidências que Naamã, não acreditava no DEUS do impossível, mas tão somente no que seus olhos pudessem ver e suas mãos apalpar: Ele era de outra nação (Síria) e, adorava um outro deus (2 Reis 5:1, 11, 18);
Evidências que (naquela ocasião) seus subalternos (oficiais), tiveram a sabedoria que Naamã não teve: Verso 2 Reis 5:13 – Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava–te e ficarás limpo;
Evidências que DEUS é gracioso e não depende de pagamentos, nem age pelo dinheiro que teria alguém... (2 Reis 5:15–16):
Voltou ao homem de DEUS, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs–se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há DEUS, senão em Israel; agora, pois, te peço aceites um presente do teu servo.
Porém ele disse: Tão certo como vive o SENHOR, em cuja presença estou, não o aceitarei. Instou com ele para que o aceitasse, mas ele recusou..
Está escrito:
Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em CRISTO JESUS.
Pois ELE, subsistindo em forma de DEUS, não julgou como usurpação o ser igual a DEUS;
Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando – se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a SI mesmo se humilhou, tornando–se obediente até à morte e morte de cruz.
Pelo que também DEUS o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de JESUS se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que JESUS CRISTO é SENHOR, para glória de DEUS PAI.
(Filipenses 2:5–11).