VALE A PENA VIVER

Nós não estamos aqui neste planeta por acaso. Temo-nos a opções de viver!

A nossa maior força e maior liberdade é a possibilidade que temos de escolher o que nós queremos para a nossa vida. Quando nós viemos para este planeta ninguém perguntou para nós se nós aceitávamos vim para cá. Só que depois que estamos aqui, temos a opção do que fazer com a nossa vida.

Na motivação você aprende a compreender e entender melhor a vida e aceita-la como ela é e a lidar com ela aprendendo também a pensar, porque muitas das vezes nós agimos sem pensar.

Muitas das vezes nós, nos perguntamos por que, que nós não fomos criados de forma que pudéssemos ser saudáveis sem sofrimentos sem dores sendo ai feliz o tempo todo? Vejamos bem; se a natureza tivesse nos crido desta forma seriamos ai um bando de marionetes.

Ta certo que não passaríamos pelas duras experiências da vida. Só que sem este processo nós nunca participaríamos das verdadeiras alegrias e o prazer da vida. A nossa vida não teria sentido, pois seriamos uns verdadeiros robôs.

Bom, então com a prática da motivação nós aprendemos que a Natureza fez algo muito melhor para nós. Dando ai à vida e a liberdade para você decidir por si próprio; o que fazer com ela. Você pode escolher o seu próprio caminho, pois você pode. Você é grandioso, tem capacidade e é dotado de um enorme exercito ai dentro de você; é só você colocar para funcionar, saindo para a luta. E mais tarde você vai olhar para traz e verás do quanto que você é capaz. A vida promete alegria e choros, mas se você começar a pesar isso; você vera que a tua vida é de muito mais alegria, de muito mais risos... Nós temos o livre-arbítrio, que nos possibilita a liberdade para fazer as nossas escolhas, escolhendo ai o nosso próprio caminho.

Vai levanta daí de onde você parou e vai exercitar este grande poder de liberdade que a vida lhe deu de graça. Deixe de colocar a culpa das circunstancias, na má sorte ou nas outras pessoas que você acredita estarem provocando a sua infelicidade. Na verdade é você que esta fazendo suas escolhas erradas. Às vezes nós não temos nenhum controle sobre como decidir certas coisas, mas mesmo assim somos livres para decidirmos como reagir a elas.

Se você começar fazer prática da motivação você passa aprender como lutar com a sua liberdade e o poder da escolha. É uma pena que haja ainda pessoas que não reconhece essa grande liberdade. Quando aprendemos aceitar a responsabilidade de que nós que devemos fazer as melhores escolhas, a nossa vida com certeza vai melhorar.

Vejam bem pessoal; o que vou dizer: _ acredito que não é um segredo, mas vou colocar aqui só para nó refletir um pouco. Você sabia que existem poucas diferenças entre nós seres humanos e os animais? Observem o cachorro, o gato, o macaco enfim muitos outros animais, eles todos come, dormem, procuram abrigo e se reproduzem. Eles fazem tudo isso por instintos.

O único objetivo é lutar pela sobrevivência. Eles se condicionam as situações do ambiente onde vivem, eles vivem aleatoriamente. Então em que nós somos diferentes? A diferença é que nós não agimos só por instinto; temos o poder de escolha. É isso que nos separa dos outros animais.

Então se nós não fizermos as nossas escolhas, deixando ai por conto do destino das outras pessoas; com: _ eu vou ser feliz somente quando eu conseguir ter aquela pessoa, então ai você esta deixando a tua vida por conta dos outros, pois se esta pessoa não te quiser você esta lascada. Tudo que estamos fazendo é sobrevivendo, apenas existindo e não vivendo.

A coisa mais gostosa da vida somos nós descobrir que temos opções.

É triste pensar que tem muitas pessoas que não se dão conta disso. Vejamos bem pessoal, nós vivemos em um país que oferece enorme liberdade de escolha; então vamos nos desprender de tais circunstâncias. São espantosas as desculpas que às vezes arrumamos para não aproveitar as oportunidades que a vida esta ai todos os dias nos oferecendo novas escolhas. As maiores desculpam que se ouvem são essas: não tenho sorte, não tenho dinheiro, não tenho tempo, estou cansado demais, não estou em um bom estado de espírito, não tenho estrutura e por ai se segue a lista. É que simplesmente estas pessoas não enxergam as opções que tem. Eu vejo isso como alguém que esta trancada com a chave da porta no bolso. Ela tem a opção de ficar ali ou de sair. Você tem mais opções do que imagina. A chave está em nós saber que as escolhas estão presente todos os dias na nossa vida. A nossa vida é feita das nossas escolhas e não ao acaso. O mais importante é como que nós lutamos com as coisas que acontecem na nossa vida e não o que acontece. O mais importante é a forma em que decidimos viver a nossa vida. Como é que vamos fazer as coisas, quais são os caminhos que vamos tomar. Então temos opções, temos escolhas e a vida e cheia delas.

Na vida temos uma serie de escolhas. E, é assim que devemos aventurar todos os dias, pois da hora que levantamos pela manhã até a hora de nos deitar estamos fazendo escolhas. Se não somos nós que estamos fazendo as escolhas com certeza tem uma segunda pessoa ou alguma outra coisa estão ai realizando-as para nós. E se você é um desses que deixa os outros fazer as escolhas para você fique atento, pois você pode estar ai como um animalzinho só sobrevivendo, por que é isso que fazem os animais não pensantes; eles só existem, mas não vivem.

Todos nós temos potencial para fazer mais com a nossa vida. Todo o ser humano tem capacidade de progredir se desenvolver dando ai grandes passos na sua vida. E você que me ouve não é diferente; você é capaz, deixe desta bobagem de achar que você nada consegue. Levanta começa novamente, não desista dos teus sonhos. Pense e aja para que esta semana, para que este mês, para que neste ano seja diferente, com mais prosperidade, mais felicidade neste teu coração.

Busque constantemente e você veras que eu não estou aqui falando besteira. Olhe para dentro de você e veja que você é capaz de fazer escolhas muito bem acertadas. A escolha que vão determinar aonde você quer chegar. Chega de escolher o que as outras pessoas escolham o que é bom para você. E o ponto de partida para tudo isso é você ter consciência das escolhas que se apresenta na tua frente; e ai você faz a opção certa. De uma olhada a sua volta. Observe o que, que esta acontecendo com a sua vida. E o que esta acontecendo com a de muitas outras pessoas. Pois muito bem, isso é resultado das suas escolhas. Você pode me responder ai do outro lado: _ Na minha vida não esta acontecendo grandes coisas. Mas por mais que não esteja acontecendo grande coisa, mas isso é o resultado das suas escolhas. É a, opção por pegar qualquer coisa, pegar ai o que aparece, é a opção por deixar as coisas ir acontecendo, é a opção de ficar ai estagnado, é a opção de deixar que as outras pessoas pensem por você, é a opção de não correr atrás de evoluir, é a opção de simplesmente existir. Como já falei anteriormente; existir como um animalzinho que não vive, mas existe, sobrevive somente por extinto. Acorda, vamos lá meu amigo e minha amiga. Levanta e de uma chacoalhada neste ser maravilhoso e capaz de vencer qualquer barreira e vai a luta, pensando mais, se conhecendo mais, se compreendendo mais, para que você possa realmente fazer boas escolhas; não ficando ai só existindo, mas vivendo esta vida fantástica e maravilhosa.

O maior erro nosso é de ficarmos ai naquela de que (tenho que). Para com isso nós não temos que nada. Muitas pessoas ficam ai, eu tenho que trabalhar, eu tenho que estudar, eu tenho que tomar banho, eu tenho que ir ao mercado fazer compras, eu tenho que casar enfim entre outras infinidades de coisas. Em tudo que eu falei antes vai ser fita se nó optar por fazer. Tudo nós temos opções de fazer ou não.

Vejam bem até uma criança pode optar por ir ou não a escola. Estou colocando este exemplo para você que esta ai me ouvindo compreender melhor a liberdade da escolha e as conseqüência delas. Se você perguntar para uma criança que não goste de ir à escola; por que é que ela vai à escola? Ela vai dizer que é por que se ela não for à escola ela vai apanhar da mãe ou do pai. Muito bem; isso ela escolheu ir à escola em vez de apanhar. Mesmo assim ela tem a liberdade de escolher. Então começamos cedo as nossas escolhas. E, são elas que determinam como é que vamos acabar com a nossa historia.

Gente vamos aprender a olhar para vida todo os dias de uma maneira diferente.

Mas que maneira diferente é essa? É aquela de que não tenho de. Pois em tudo eu tenho a liberdade de escolha. Vivendo a vida sabendo que a todo o momento somos livres para escolher o que fazer o que pensar e o que escolher. Nós não escolhemos vir para este planeta, mas temos o livre arbitro de escolher o que vamos fazer aqui nele. Ninguém pode tirar isso de nós. Sempre que quisermos podemos mudar o rumo das nossas vidas, porque tudo que nós fizermos foi devido uma escolha, se ela é boa ou se vamos nos dar bem ou não é outra coisa. Então por isso que devemos deixar deste vicio de colocar a culpa nos outros pelas coisas que acontecem nas nossas vidas.

Ou dizer que somos obrigados a fazê-las, quando na verdade nós fazemos o que escolhemos fazer.Isso é uma descoberta simples, mais é muito fundamental. Pois precisamos entender que aquilo que nós fazemos, é decorrente de uma escolha. Então quando entendemos isso nós passamos aceitar as responsabilidades para nos mesmo, assumindo-as, mais afetivamente. A nossa vida é o resultado das nossas escolhas e ponto final.

É incrível como que nas Escolas e Universidades se ouve falar assim: nós temos que entregar este trabalho tal dia? Nós temos que ler isso? Nós temos desta participar de gincana?

Olha pessoal vejam: parece que tudo que é para ser feito é feito porque é obrigado. Na verdade não tem nada disso. Somos livres, mas como uma condição; somo responsáveis por cada escolha. Então em vez de perguntar se eu tenho que fazer isso ou aquilo, vamos dizer que podemos fazer. Vamos nos soltar dessas ataduras psicológicas. Nós não temos que fazer nada, mas podemos fazer coisas grandiosas.

Uma coisa que podemos fazer é nos educar para isso. Cuja educação de que somos livres. Mas conscientes das conseqüências; é só isso e nada mais. Então quando for para nós dizer: eu tenho que fazer? Vou dizer: eu vou fazer? Ou eu posso fazer? Essa é uma forma mais agradável de encarar a vida. Isso então nos lembra de que temos escolhas em fazer as coisas. Muito bem agora cheguemos à conclusão de que nós vivemos e não que temos de viver.

A nossa vida é resultado das nossas escolhas.