Quaresma: um período de reflexão que une judeus e cristãos

Os brasileiros, não diferentes de outros povos, também desfrutam dos feriados, como uma forma de combater o estresse e buscar o lazer e o convívio familiar. Razão pela qual, geralmente, os aguardam com uma certa ansiedade.

Após o carnaval, certamente, a maioria da população já espera a chegada da Semana Santa, uma vez que o fato do seu principal dia ocorrer na Sexta-Feira da Paixão que é feriado, em virtude da religião oficial ser a católica, propicia, assim, um fim-de-semana prolongado que culmina com a Páscoa.

Mas, em que pese a ansiedade de cada um de nós, antes do desfrutar de mais um período de descanso e descontração, como passeios prolongados ou simplesmente não fazer nada, é bom lembrar que para os povos cristãos e judeus vive-se agora um período peculiar marcado por quarenta dias que precedem a Páscoa.

Para os cristãos, sejam evangélicos ou católicos, é a Quaresma. E, aí evidencia-se, uma vez mais, a origem judaica da fé cristã, já que a história bíblica narra que o povo israelita, sob a liderança de Moisés, caminhou por quarenta anos no deserto até chegar à Canaã, a terra prometida, e seus profetas disseram que esse foi o tempo mais fértil e significativo da história do povo bíblico.

Daí a importância de perceber, também, que na celebração da Festa da Páscoa judaica o drama principal da fé cristã se insere de forma decisiva e, portanto, acaba por unir ainda mais as duas antigas tradições.

Não é sem razão que a palavra páscoa, dos cristãos, por exemplo, vem do hebraico pesah cujo significado é salto, movimento, caminhada, travessia. Vemos, assim, que o nome pesah está estreitamente ligado à história dos acontecimentos que antecederam a saída dos escravos hebreus do Egito em direção à liberdade e à vida plena, em Canaã.

No que se refere aos quarenta dias, que é a Quaresma propriamente dito, pode se ver, também, que no Antigo Testamento, que descreve a tradição judaica, o número 40 ocorre muitas vezes relacionado a momentos significativos da história bíblica e, entre tantas ocorrências, quatro são destaques: o período do dilúvio foi de 40 dias (Gn 7.4); os hebreus caminharam 40 anos pelos desertos até atingir Canaã (Js 5,6); a duração do bom reinado de Davi foi de 40 anos (2Sm 5.4); Elias caminhou 40 dias para encontrar com Deus no Sinai (lRs 19.8).

Assim, também, não é diferente no Novo Testamento, que nos apresenta o advento do cristianismo, já que o simbolismo do número 40 continua a expressar vários eventos e registrar ensinamentos como, por exemplo, o momento em que Jesus recolhe-se no deserto por 40 dias e 40 noites (Mt 4.3; Mc 1.1; Lc 4.2) ou, ainda, a citação no Atos dos Apóstolos em que narra a ocorrência que Jesus, após a ressurreição, permaneceu na terra 40 dias (At 1.3).

De uma forma ou de outra, a Quaresma deve traduzir um momento propício para a ponderação e, para muitos, um período intenso de preparação, que exige jejum e abstinência, como forma de purificação para as práticas de suas peculiares devoções.

E, isso, pode nos conduzir também, independente de crença ou religião, à reflexão por que o homem em vários pontos da Terra passa, neste momento, por profundas e significativas transformações, onde se vê prevalecer a desarmonia, que causa as mais horrendas guerras, que provoca mortes e humilhações, até os mais extravagantes abusos e degradação dos valores da vida humana, bem como o desrespeito ao meio ambiente. Podemos, quem sabe, aproveitar o período para repensar os valores humanos e buscar, como quer propor a Campanha da Fraternidade deste ano, desenvolver nas pessoas a consciência crítica diante das estruturas que geram a violência e acabam por promover a manipulação e comercialização da própria vida humana.

Este é, pois, antes um momento de reflexão, na expectativa de que a Páscoa não seja só mais um feriado prolongado, mas que ela possa vir, sobretudo, como uma forma de redenção para todos os povos, quaisquer que sejam as suas religiões.

Jose Paulo Ferrari
Enviado por Jose Paulo Ferrari em 30/03/2011
Código do texto: T2879352