MOTIVAÇÃO – propulsora de mudanças
Tenho escrito sobre temas importantes para a vida das pessoas, identificando situações e contextos que precisam e requerem mudanças, dei algumas dicas e ferramentas para poder promover estas mudanças,
Vamos agora ao inicio de tudo, ou seja, onde tudo começa, ao propulsor, ao start, daquilo que faz com que a pessoa se mova que queira fazer mudança em sua vida ou simplesmente resgatar valores adormecidos dentro de si.
Como tudo na vida, temos que entender primeiro o que isto vai agregar a minha pessoa, para depois usar a ferramenta em meu proveito.
Então vamos entender:
O que é MOTIVAÇÃO e se ela é inerente a nós, ou se somos motivados por outras pessoas.
MOTIVAÇÃO significa: MOTIVOS PARA A AÇÃO.
Exemplo: Qual o meu motivo para ir trabalhar? É o ambiente agradável e as pessoas com as quais trabalho? São as necessidades minhas e de minha família que preciso suprir? É meu trabalho que gosto de fazer? Você vai trabalhar porque você tem um ou vários motivos para fazê-lo e não porque o seu Patrão quer.
Perguntaram a um gari que trabalhava em uma empresa que recolhe o lixo nas ruas qual a motivação que ele tinha para ir trabalhar recolhendo lixo. Sua resposta foi:
- O que me motiva é poder passear de carro por toda a cidade e ficar admirando as mulheres bonitas que passam e o melhor sem pagar nada por isto e ainda receber. O gari viu em seu trabalho uma oportunidade de atender uma expectativa dele: passear e admirar as mulheres. Enquanto o entrevistador viu lixo, ele viu beleza e alegria.
Então quando vamos tentar mudar algo que esta errado, ou tentar conseguir algo, a primeira coisa que temos que ter em mente é: QUAIS OS MEUS MOTIVOS PARA A AÇÃO QUE VOU FAZER.
Por isto não adianta alguém falar para você os milhões de benefícios que você terá para parar de fumar, conhecer e entender é muito importante, mas você só vai parar se tiver motivos para isto: Exemplo: Este veneno esta me fazendo mal, então o meu motivo para parar é cuidar de minha saúde e não porque as pessoas querem.
Então se chega à conclusão que a motivAÇÃO, esta dentro de cada um e é disparada por nós e não por outras pessoas. Alguém pode te dar inúmeros motivos para você aceitar uma promoção dentro de uma empresa, mas se você não tiver motivos para ser promovido, ou seja, se a promoção não te agregar nada a sua vida, você não vai disparar a ação de aceitar a promoção.
Vou colocar um exemplo meu real: Quando parei de fumar, trabalhava em uma empresa e teve lá uma palestra na semana da Cipa sobre o cigarro, “como parar de fumar em sete dias”, eu e meus amigos da empresa decidimos fazer uma competição, pois todos fumavam. A aposta foi: Quem conseguiria parar de fumar usando o método do palestrante. Identificamos que o cigarro fazia muito mal, mas o fato de fazer mal, o fato de minha esposa querer que eu parasse não me motivou a parar, o que me motivou a parar foi à competição. Eu fui o único que consegui parar, adorei e descobri a força que tinha dentro de mim. MOTIVAÇÃO, motivo: Competição parar de fumar, AÇÃO: Parar.
Outra situação: O CASAMENTO.
Quais os motivos que fazem você abrir mão do seu tempo, do seu dinheiro, de ficar no bar enchendo a cara com os “amigos” para estar com outras pessoas, sua família? Qual à vontade de sair do trabalho e ir ou não para sua família?
Quais os motivos que fazem você ter a ação de estar em casa com seu cônjuge e filhos? Já parou para pensar que às vezes você perdeu o brilho pelo casamento porque não esta sendo alcançados os MOTIVOS para os quais você casou?
Já parou para pensar que talvez perdeu o prazer pelo seu cônjuge, pelo seu casamento porque os MOTIVOS que te MOVIAM, que te faziam agir em prol do sexo conjugal não existem mais, porque você não esta agindo? Porque como vimos é você o fator da mudança, é de você que parte a motivação (motivos) para que você se entregue, se doe, e não o contrário. O que te deixava eufórico no seu cônjuge e hoje não deixa mais, o que mudou dentro de você e você não percebeu e fez você perder a MOTIVAÇÃO?
Lembrem-se casamento não é obrigação, ninguém casa obrigado, é diversão e alegria, é prazer, cumplicidade e MOTIVAÇÃO.
Como podem ver a MOTIVAÇÃO para existir dentro da pessoa tem que ter MOTIVOS PARA QUE ELA HAJA, ou seja, ninguém consegue motivar o outro se não tiver motivado esta dentro da pessoa, é inerente a ela.
Do mesmo jeito que estudar, por exemplo. Quais os motivos para que eu estude? Que eu saia de meu serviço e encare aulas até 23h00min e só depois vá para casa?
Reflita sobre o tema caro leitor, a motivação é um forte aliado para tudo na vida.
Agora que fechamos o entendimento do que é MOTIVAÇÃO que tal dar uma parada na sua vida e começar a fazer uma lista sobre quais são os motivos que te movem, ou os que podem fazer você agir para:
1) Parar com seus vícios
2) Ser feliz no casamento
3) Ter prazer pelo seu cônjuge e não ficar colocando ele só como amigo
4) Ter uma vida espiritual ativa
5) Estudar
6) Ter sucesso profissional
7) Etc...
Vamos nos MOTIVAR e AGIR para termos MOTIVAÇÃO por nossa VIDA.