Para quem escreve ARTIGOS


ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O Sétimo Desafio dos Escritores da Câmara dos Deputados.
Agora o Desafio está dividido em 3 Partes de seis semanas, cada parte com 4 categorias diferentes, o fim de uma marca o início da outra.
veja:
DE 21de março a 28 de abril-GÊNEROS: Humor, Artigo, Infanto-juvenil, Poesia
DE 18 de abril a 29 de maio-GÊNEROS:Conto, Cartas, Teatro ,Haikai
De 30 de maio a 10 de julho-GÊNEROS:Mini-Conto, Crônica, Discurso, Soneto
Para se inscrever, envie um trabalho seu no gênero desejado para um dos dois e-mails abaixo acompanhado de uma ficha com seus dados (nome, telefones, especialmente celular que receba mensagem de dados, idade, breve currículo, endereço, cidade, estado, país, e-mail e nome que deseja usar no concurso que pode ser o próprio ou pseudõnimo)
desafiosdosescritores@uol.com.brliteraturadecamara@uol.com.br
Para maiores informações, visite nossa página na internet e entre para nossa comunidade no Orkut.

Como nesta segunda-feira, dia 21/03 já se encerra a primeira etapa, o texto enviado na categoria ARTIGO deve atender à seguinte orientação (para as demais categorias, dê uma olhada na página do desafio):



De acordo com a constituição estadunidense, Washington, D.C. está sob direta jurisdição do congresso federal. Este gradualmente cedeu parte desta autoridade para a cidade. Mesmo assim, os habitantes do distrito de Colúmbia não possuem o mesmo grau de representatividade usufruído pelos habitantes dos estados do país.
Os habitantes do distrito de Colúmbia podem votar nas eleições federais para a escolha do Presidente americano. O distrito, porém, não possui representantes com poder de voto no congresso estadunidense, não tendo nenhum representante no senado. Os cidadãos de Washington são representados na câmara dos representantes por Eleanor Holmes Norton, uma oficial que possui o direito de participar em comitês e em debates, mas que não possui o direito de votar em votações realizadas na câmara.
Os habitantes do distrito de Colúmbia são únicos no mundo, uma vez que os habitantes de outras capitais em todos os outros países do mundo possuem os mesmos direitos de representação governamental que habitantes de outras regiões do país. Washington, D.C. possui pouca representação no congresso estadunidense, tais como os territórios estadunidenses. Porém, ao contrário dos territórios, os cidadãos do distrito de Colúmbia estão sujeitos a todas as leis federais estadunidenses, como os cidadãos dos estados do país. Ao longo da história do distrito, diversas tentativas foram realizadas para mudar esta situação, mas nenhuma delas obteve sucesso.
Atualmente, a frase taxation without representation (impostos sem representação) é inscrita nas placas de licença dos veículos comercializados no distrito. A frase é uma forma de protesto, uma vez que, mesmo sem representação no governo federal, os habitantes do distrito de Colúmbia precisam pagar todos os impostos federais estadunidenses, tendo os mesmos deveres dos habitantes dos cinquenta estados americanos, mas não a mesma totalidade dos direitos.
O 51º Estado americano?
Desde a década de 1970, muitos dos habitantes da cidade passaram a querer que o Distrito de Colúmbia se tornasse um Estado, e ganhasse assim todos os privilégios de um Estado americano, como representação tanto na Câmara dos Representantes quanto no Senado. Se isto acontecesse, o Distrito de Colúmbia tornar-se-ia o 51º Estado americano, o Estado de Nova Colúmbia (State of New Columbia).
Em 1978, o Congresso criou uma emenda que estipulava a elevação do Distrito de Colúmbia à categoria de Estado, com a condição que um dado número de Estados do país concordassem e ratificassem esta emenda em um período de sete anos. Um número insuficiente de Estados aprovaram a emenda até o prazo final, 1985, e o Senado rejeitou a emenda em 1992. Porém, a luta pelo estatuto de Estado continua até hoje.
Se o Distrito de Colúmbia fosse um Estado independente, ele seria o menor Estado do país em área, estaria posicionado na penúltima colocação no quesito população (à frente de Wyoming), e estaria posicionado em 36º lugar quanto ao produto interno bruto estadual.

SEU DESAFIO:
COMPARE A SITUAÇÃO POLÍTICA DAS DUAS CAPITAIS. WASHINGTON E BRASÍLIA.