Reavaliando sua carreira

Por Sonia Jordão

Há alguns anos, aposentadoria consistia em preparar-se para a morte. Hoje, o ponto de partida para uma nova fase na vida. Se você estiver preparado, pode ser emocionante. A expectativa de vida aumentou e muito.

Analise os seguintes questionamentos e veja quais perguntas você ainda precisa responder. Ao fazer essa análise e pensar no que fazer para que todas as respostas sejam positivas, você dará um grande passo rumo ao crescimento:

• Seu planejamento de carreira está preparado?

• Você é capaz de atender bem seus clientes?

• Você está motivado para vencer as adversidades profissionais?

• Você sabe quais são seus pontos fortes e fracos?

• Sua capacidade de liderança está bem desenvolvida?

• Você sabe vender bem a sua imagem?

• Seu marketing pessoal está bem estruturado?

• Seu currículo está adequado às exigências do mercado?

• Já teve algum feedback sobre sua performance em entrevistas?

• Estão claras em sua mente quais são suas competências pessoais?

• Já definiu os próximos cursos a serem feitos e se programou para eles?

• Você consegue administrar bem o seu tempo?

• Você tem condições de fazer uma apresentação em público?

• Sua administração financeira pessoal é eficaz?

• Já planejou sua segunda profissão após os 50 ou 60 anos de idade?

• Consegue usar adequadamente os recursos que tem disponíveis?

• Está preparado para enfrentar e implementar mudanças?

• Consegue ajudar a organização onde trabalha a solucionar os conflitos e melhorar o relacionamento entre os colaboradores?

• Está preparado para enfrentar uma avaliação 360º?

• Você já pensou se não é um agente de desmotivação dos membros de sua equipe de trabalho?

• Consegue atingir o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal?

Procure alguém que possa ser seu mentor, coach ou sponsor (o nome não é tão importante, mas o resultado sim) e cresça como profissional! Obtenha apoio para o seu crescimento dentro da atual empresa ou prepare-se para buscar novas oportunidades no mercado. Busque seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Se não tiver ninguém do seu relacionamento com as características adequadas para ser seu coach, contrate alguém que atenda suas exigências. Eu mesma faço esse trabalho, inclusive pela internet e por telefone. Conheça os benefícios que uma consultoria pessoal pode fazer por sua carreira. Geralmente os investimentos são compatíveis a cada profissional.

Através de um levantamento da situação atual é possível buscar soluções eficazes e, após um diagnóstico, traçar um plano de ações para se atingir o sucesso almejado.

Além de ajudar a avaliar sua situação atual, é possível dedicar-se ao desenvolvimento humano, ministrando treinamentos comportamentais e gerenciais. O consultor precisa utilizar todo seu conhecimento, experiência e habilidades quando for ajudar o profissional a ter o sucesso desejado.

Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante, consultora empresarial e escritora. Autora do livro “A Arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado”, e dos livros de bolso “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo” e “E agora, Lívia? – Desafios da liderança”.

Sites: www.soniajordao.com.br, www.tecernegocios.com.br, www.umnovoprofissional.com.br, www.tecerlideranca.com.br, www.editoratecer.com.br.

e-mail: contato@soniajordao.com.br

Blog: http://soniajordao.blogspot.com

Siga-me no twitter: http://twitter.com/soniajordao