VENTOS DO ORIENTE MÉDIO
Agora que os ventos da democracia começam a chegar aos países do Oriente médio, nossa esperança maior, é que ele não pare por lá e comece a girar em torno de todo o globo.
Embora alguns países, usem o rótulo de democracia para seus governos, se olharmos atentamente, existem pouquíssimas democracias pelo mundo afora.
Os conceitos, valores e interesses, tem mascarado governos autoritários e ditatoriais, com o beneplácito de alguns aliados que preferem olhar para o lado e fingir que ali está tudo normal. O exemplo mais recente é o do Egito.
Enquanto os regimes autoritário estão sendo contestados em vários países do Oriente Médio, vemos pouquíssimas manifestações por parte do países ricos, contra todos eles. Somente no caso da Líbia e do Irã, os americanos se manifestaram com mais energia.
Espero que estes ventos não parem por lá e passe por toda a África, Ásia e chegue a nossa querida América.
Nas Américas, dois ou mais regimes precisam de urgentes mudanças e elas só virão, quando os ventos que embalam a liberdade soprarem em nossa direção.
Por enquanto, iremos aguardar e esperar para ver, até quando alguns conseguem manter-se no poder a custa de sangue, suor e lágrimas. Mas, quando todos eles caírem, quero ser o primeiro a perguntar:
Qual país irá dar asilo a tantos ditadores milionários?
Não podemos abrir nossas portas e colocar uma grande faixa dizendo: Seja bem vindo ao Brasil, o país da impunidade.
. 25/02/2011 -VEM