"SALÁRIO DOS JUÍZES DE DIREITO X SALÁRIO DOS POLÍTICOS"...

Salário dos Juízes de Direito X Salário dos Políticos

É público e notório que, toda pessoa que sonhe um dia tentar alcançar a magistratura neste país, terá que estudar muito e para o resto de sua vida. A primeira etapa a ser cumprida se dará nos bancos de uma Faculdade de Direito, por pelo menos cinco anos de duração.

Já formado e, como Bacharel em Direito, para poder ser declarado advogado, terá que passar por uma prova de avaliação junto a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Finalmente, se decidir enveredar por aquela carreira, deverá se preparar com afinco, queimar as pestanas e, submeter-se aos rigorosos exames públicos abertos para suprir a magistratura nacional. Nota: Para estes cargos não existem nomeações políticas.

Já no âmbito da política a coisa se torna mais fácil. Para se tornar um político neste país, se exige muito pouco, basta o cara saber ler alguma coisa e saber assinar o nome. Qualquer um pode se tornar um deputado federal, senador e chegar até a presidência da república, sem necessariamente, passar pela função de vereador, prefeito, deputado estadual ou governador. E, é claro que ministros de estado, também, estão incluídos neste contexto.

A única exigência cabível em muitos dos casos: ser articulado, ter um certo dom para a coisa, participar ativamente de um conselho de classe, se tornar um sindicalista, um líder comunitário, ser reconhecido nacionalmente etc... Nota: Competência, necessariamente, não precisa, basta ser bem apadrinhado.

Por que estamos tocando neste tema? Porque a partir deste mês os vencimentos dos parlamentares, ministros de estado, presidente da república e o vice sofrerão reajustes absurdos, em termos percentuais, igualando seus salários aos dos Ministros do Supremo, o topo máximo da magistratura deste país.

Não satisfeitos com seus excelentes salários, nos quais se incluem uma série de mordomias, eis que, os políticos mesmo não tendo nenhuma formação jurídica advogam o tempo todo em causa própria.