QUEBRANDO A ROTINA – 0004 – Divisões...
NO texto 0001 da série Quebrando a Rotina, falamos sobre O Manual do Fabricante... Algo essencial se queremos permanecer (ao longo da estrada) sem curto circuitos... Neste texto, queremos falar um pouco sobre a forma de mmelhor compreender o Manual do Fabricante...
A 1ª forma de dividir as orientações é considerar (o livro todo) em duas partes: Antigo (ou Velho) Testamento e Novo Testamento.
PRIMEIRA DIVISÃO – Antigo Testamento – 39 Livros, escritos (em sua maior parte) na língua judaica (o hebraico); A qual, diferentemente da nossa língua, é lida da direita pra esquerda...
O Antigo Testamento, já estava todo escrito nos dias do SENHOR JESUS, sendo por assim dizer, a BÍBLIA que ELE usou. Sendo, inclusive, citado pelo MESTRE dos mestres em seus discursos... ATÉ em relação a SI mesmo, como no caso do texto em Lucas 4:16–21, quando cita um texto do Antigo Testamento (uma profecia) que se encontra no Livro do Prtofeta Isaías 61:1–2:
O Espírito do SENHOR está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou–me para proclamar libertação aos cativos e restauração de vista aos cegos, para por em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do SENHOR (Lucas 4: 18–19).
Dissemos que, em sua maior parte, o Antigo Testamento foi escrito na língua hebraica (falada em Israel). Contudo, uma parte teria sido escrita em Aramaico (o hebraico deixou de ser a língua do povo judeu alguns séculos antes da época de JESUS), sendo substituído pelo aramaico que, provavelmente seria a língua falada por JESUS.
– Novo Testamento – 27 Livros escritos na língua grega (que era compreendida nos territórios do Império Romano). O Novo Testamento foi escrito a partir da história da vida e obra do SENHOR JESUS.
Na época, quase tudo era escrito em grego. O grego coiné, usado na escrita do Novo Testamento, era uma forma cotidiana fácil de falar (e, de escrever), porque a forma oficial (o grego clássico) tinha regras complicadas.
SEGUNDA DIVISÃO – Tanto o Antigo Testamento, quanto o Novo Testamento, serão melhor compreendidos, quando examinados através de partes, cada uma delas, contendo um ou vários livros.
Antigo (ou velho) Testamento – 39 LIVROS – Escrito e coletado durante mil anos antes da época de JESUS.
Quando lemos o Novo Testamento, por exemplo o texto escrito por Lucas (1:5–10), estão relatados costumes do sacerdócio judaico no Antigo Testamento. Ou então, quando lemos, por exemplo, Lucas 4:16–22, está relatado, um dos costumes no templo de, ser entregue o rolo da lei para que um dos mestres presentes faça a leitura.
Pentateuco (ou os cinco livros da LEI): Gênesis – O livro das Origens – Mundo, Ser Humano, Família, Países, Povo de Deus, Pecado, etc; Êxodo – O livro da saída do povo da escravidão no Egito, rumo à terra prometida – destacanto a Instituição da Páscoa e a Passagem do Mar Vermelho... Levítico – Usos e Costumes judaicos no relacionamento com DEUS, a partir do templo; Números – Estatísticas sobre o povo de Israel, em sua longa caminhada no deserto, desde sua saída do Egito; Deuteronômio – Repetição feita por Moisés, do que havia sido dito nos outros livros da lei.
Livros Históricos (12) – Da entrada na terra prometida ao cativeiro na Assíria e na Babilônia. Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Ester.
Livros Poéticos e de Sabedoria (05) – Forma poética de relatar acontecimentos da história do amor de DEUS pelo seu povo, envolvendo História, Geografia, Teologia, etc... Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares (ou Cântico dos Cânticos).
Livros Proféticos (17) – Profecias desde o período após profetas como Elias e Elizeu, até o final do cativeiro na babilônia. Profetas Maiores pela quantidade de escritos: (05) – Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel, Daniel. Profetas Menores pela quantidade de escritos (12) – Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Niguéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
SE pose pensar que, por exemplo o Livro Lamentações de Jeremias, que tem apenas 05 capítulos, seria dos profetas menores... MAS, quando consideramos que seria atribuído ao profeta Jeremias, cujo livro teria 52 capítulos, é inegável que escreveu mais que, por exemplo o Profeta Zacarias, cujo livro teria 14 capítulos.
Novo Testamento – 27 livros – Escrito a partir do tempo de vida aqui na terra, do MESTRE dos mestres.
Livros Históricos – (05), Evangelhos – Mateus, Marcos, Lucas e João – narrando a vida e ação do SENHOR JESUS quando pisou nosso planeta; Atos dos Apóstolos – narrando a história dos seguidores de JESUS, após SUA ascenção aos céus.
Cartas – (21) sendo 13 escritas pelo Apóstolo Paulo (Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito e Filemon). e 08 (conhecidas como Gerais), escritas por outros seguidores de JESUS (Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João e Judas). Orientações dos Apóstolos de JESUS a cristãos e comunidades cristãs tanto de Israel como de terrítórios sob o domínio do Império Romano.
Revelação – (01) Apocalípse, profetizando o final dos tempos, especialmente, detalhando a cidade que descerá da parte de DEUS, capítulos 21 e 22.
Sabemos que o texto poderia ser considerado por alguns como enfadonho, mas contém informações necessárias, inclusive, ao homem do terceiro milênio que, em seu achômetro poderá pensar que não teria necessidade deste tipo de informação.