FÉ NA PROPORÇÃO DO GRÃO DE MOSTARDA

FÉ COMO GRÃO DE MOSTARDA –

A todos queridos em Cristo paz do Senhor.

Estamos refletindo e também adquirindo lições bíblicas muito importantes para nosso crescimento e fortalecimento na fé ao Senhor Jesus Cristo visando sempre à propagação do evangelho como se vivia a igreja nos dias que está registrado em Atos dos Apóstolos.

Nesta semana entre tantos outros estudos o que mais ficou taxado fortemente aos nossos corações foi à parábola do grão de mostarda comparado por Jesus em algumas passagens da bíblia.

Jesus citou estas parábolas aos seus discípulos que posteriormente foram seus Apóstolos (enviados) para a grande missão com a atuação conjunta do magnífico Espírito Santo.

Mateus 17:20

20 - E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.

Lucas 17:6

6 - E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.

Vejamos que duas situações ocorreram quando Jesus pronunciou esta parábola (1) os discípulos não tinham conseguido expulsar um demônio, Mateus 17:19

19 - Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo?Foi então que Ele começou a falar sobre o grão de mostarda; mas observe como Jesus pronunciou as suas primeiras palavras no versículo: E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé, foi aí que ele começou então a lhes ensinar uma grande lição de fé.

Outra situação (2) foi quando Jesus estava falando sobre (escândalos) e sobre (perdão) olha o que os Apóstolos pediram; Lucas 17:5

5 - Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé.

Foram duas situações que realmente preocuparam os discípulos do Senhor! Você não se sentiria da mesma forma? Não consegue expulsar um demônio, cuidado com escândalo e perdoar? Ainda sete vezes ao dia se alguém pecar? Então meus queridos aqui estão o grande segredo desta parábola... Não é o TAMANHO DO GRÃO o segredo, até porque Jesus não comprara a fé com o TAMANHO DO GRÃO, mas, sim COMO o grão, ou seja, em suas proporções desde a semente até os benefícios de seus frutos. Amados na verdade o que Jesus ensinou não é que podemos ter uma fé pequena, ou uma fé grande, ao contrário, temos que ter fé, ou seja, na proporção do GRÃO de mostarda. O GRÃO de mostrada não tinha uma fé pequena, ele tinha uma fé enorme! Raciocine comigo: Um pequeno GRÃO o menor disse Jesus em; Marcos 4:31

31 - É como um grão de mostarda, que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há na terra; analise comigo: E ele é semeado “coberto por terra” parece que não consegue levantar a terra, mais lá vem ele! Nasceu... Vai enfrentar agora todo o tipo de revezes e situações, durante seu crescimento vai ter que florescer para então depois produzir para não ser morto com a figueira daquele caminho que não tinha fruto.

O GRÃO de mostarda meus queridos irmãos como já ensinamos na quinta feira, não é portador de uma pequena fé, mas sim de uma grande fé, fé que é possível transportar um monte com sua ordem, Jesus disse, homens de pouca fé; muito inferior ao GRÃO de mostarda. Muito inferior. Realmente o GRÃO de mostarda nos dá uma lição do que é fé. Ele enfrenta tudo durante sua caminhada de vida porque está imbuído de uma convicção sobrenatural. Porque se ele fosse olhar para a natureza ele certamente desistiria, pois muitas árvores mais forte que ele durante seu crescimento até a produção desistiu, caiu, os revezes sucumbiu a tal exuberância naturalmente falando. Mas aqui o pequeno GRÃO de mostarda composto do sobrenatural resiste tamanhos ataques naturais tanto quanto o CEDRO DO LIBANO. Já pensaram nisto meus amados irmãos??? Eis aqui meus queridos com o estudo que o Espírito Santo meu deu, e escrevo para vossas meditações sobre este GRÃO tão falado entre nós. Que fé grandiosa tem este GRÃO... Ele de fato crê que é possível vencer para então produzir; Marcos 4:32

32 - Mas, tendo sido semeado, cresce; e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra. Amados, vou ilustrar aqui: se a figueira daquele caminho conhecesse o GRÃO de mostarda ela morreria de vergonha bem antes da passagem de Jesus por aquele local. Será que, às vezes, não imaginamos algo errado quando pensamos na fé que precisamos ter para viver como cristãos verdadeiros? Todos nós nos defrontamos diariamente com situações, perguntas e problemas que se avolumam como montes. Não é justamente nesses momentos que aspiramos de todo o coração ter mais fé, ter uma fé maior, a fim de vencermos tudo isso? É justamente aí que muitos precisam aprender a mudar o raciocínio, pois Jesus diz: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá!" (ele tem fé) Em outras palavras: nossa fé não necessita ser particularmente grande para transferir montes simplesmente é suficiente "termos fé".

Se o grão de mostarda tivesse a possibilidade de olhar para si mesmo e conseguisse se enxergar, teria tudo para desanimar como já disse, pois em si mesmo não teria nada a apresentar. E assim é também, muitas vezes, em nossa vida: olhamos para nós e vemos uma fé relativamente pequena, limitada, e então ficamos desanimados. Mas o grão de mostarda não faz isso. Ele não olha para si mesmo para então desanimar. Não, ele simplesmente se deixa plantar na terra, ali começa a crescer, e finalmente se torna aquilo que deve ser, ou seja, uma árvore em cujos ramos "aninharam-se as aves do céu"

Ao mesmo tempo é de se considerar que o GRÃO de mostarda não se torna uma árvore porque empreendeu grandes esforços, mas simplesmente porque torna ativo e aplica o que possui! Oh!, Como seria bom se compreendêssemos hoje, que com todas as nossas fraquezas, dificuldades e tentações diárias, simplesmente podemos nos aquietar com fé genuína na mão de nosso Salvador! Que modificação isso provocaria em nossa vida espiritual!

Simplesmente creio que, muitas vezes, caímos no erro de ter conceitos errados acerca da fé. Na verdade, é a fé singela na obra consumada de Jesus Cristo que consegue nos levar adiante e que, a cada dia, nos conduz para uma comunhão mais profunda com o Cordeiro de Deus, e não o esforço da nossa ALMA em crer bastante.

CONCLUSÃO:

Deus em Cristo tem o melhor para nos dar, melhor ainda, em Cristo já nos deu. Temos que crer somente, nada mais. Duvidar nunca. Quem Crê, segue adiante, tem esperança e age com AMOR, não se embaraça com negócios desta vida, simplesmente olha para Jesus o autor da nossa fé, ou, seja não conseguíamos consumar a fé, mas Ele consumou através de suas obras inquestionáveis coma base no poder de Deus, não usurpando ser igual a Deus. Que maravilha!! Glória a Deus... Certamente seguindo os passos do Senhor Jesus, ensinado diariamente pelo Espírito Santo vamos crescer na fé, como na proporção do GRÃO de mostarda. Irmãos eram nesta fé que a igreja que registra o livro de Atos seguia, com fé, oração, pregação da palavra (Escrituras) antes homens que tiveram dificuldades para expulsar um demônio, entre outras coisas, mas agora na fé como o GRÃO de mostarda estavam prontos a morrer por amor a Cristo nosso Senhor. Vejam o poder de viver pela FÉ...

Que Deus em Cristo vos abençoe abundantemente.

Pr. Paulo Samuel