PERÍODO OU IDADE DA PEDRA LASCADA - PALEOLÍTICO-Pré-história
REVISÃO HISTÓRICA
Por David Cooperfield
A pré-história foi convencionada pelos historiadores (como se nesse momento o homem não fizesse história e sim quem sabe, o que passa na cabeça deles, uma sub-história) como o período que vai desde os primeiros hominídeos a 4 milhões de anos, até o surgimento dos primeiros registros escritos por volta de 4.000 a. C.
Chamado de PALEOLÍTICO ou IDADE DA PEDRA LASCADA, esse período fica entre 2,7 milhões de anos e 10.000 anos a.c.
Alguns o subdividem em:
PALEOLÍTICO INFERIOR até 30.000 a. C. e E PALEOLÍTICO SUPERIOR de 30.000 a. C. a 10.000 a. C.
OS INSTRUMENTOS, A ECONOMIA E O NOMADISMO
Os Instrumentos toscos feitos de pedra lascada, ossos e madeira;
O sustento do grupo se dava pela coleta de frutos, raízes, pela caça e pesca;
Os grupos humanos eram nômades e se deslocavam em direção a novas áreas em busca de melhores condições de vida;
A exploração da floresta, rios, moradias e etc., eram sempre feito de maneira coletiva.
AS MORADIAS
Árvores, pequenas palhoças de galhos e moradias naturais como cavernas serviam de moradias que eram ocupadas sempre de maneira coletiva.
A DESCOBERTA DO FOGO
Outra descoberta importante desse momento histórico foi a descoberta e controle do fogo que seria usado desde então para a defesa contra animais silvestres, preparação de alimentos e aquecimento corporal contra o frio intenso.
OS RITUAIS E CERIMONIAIS
No certo momento as cavernas acabaram se transformando em recintos funerários e centros cerimoniais. E isso é constatado nas pinturas encontradas em cavernas na Espanha em Altamira, na França em Lascaux e em São Raimundo Nonato no estado do Piauí, onde pinturas além de demonstrarem habilidades artísticas comprovam a existência de crenças e cerimônias.
A ULTIMA GLACIAÇÃO
Ocorre entre 100.000 a.C. e 10.000 a.C. onde profundas modificações climáticas e ambientais como o congelamento de um terço dos continentes por uma camada espessa de gelo incitou grande migração tanto de animais como de humanos por outros continentes como a África, Europa, Ásia, America e Austrália.
Estas transformações ambientais favoreceram a abundância de vegetais como, aveia, trigo e cevada em várias regiões acabou por favorecer a estadas mais demoradas propiciando a observação do ciclo agrícola de certas plantas, que faz nascer a prática da agricultura em aldeias ainda pré-históricas a reproduzir o procedimento e iniciar a sedentarização do grupo.
O ARCO E FLECHA
Simultaneamente a esse processo acontecem os primeiros avanços tecnológicos com a criação do arco e flecha, da lança e o aprimoramento do domínio do fogo.
AS PRIMEIRAS ALDEIAS
Todo esse avanço contribuiu para tornar mais complexa a organização social de então, dando origem as primeiras aldeias. Novas possibilidades, valores culturais e religiosos passaram a permear o imaginário da coletividade de coletores e caçadores. Isso é comprovado nas pinturas rupestres pelas suas temáticas desenvolvidas.